Como bem sabemos, planejar a aposentadoria é um momento crucial na vida de todo trabalhador, visto que isso marca o início de uma nova fase de descanso e aproveitamento após os anos de dedicação e trabalho árduo. Logo, para ter estabilidade financeira e viver confortavelmente durante esse período, é preciso entender como funciona a solicitação do recurso trabalhista.
Com isso em mente, nesta matéria, você confere todos os detalhes sobre os passos necessários para dar entrada na aposentadoria e garantir seus direitos previdenciários. Portanto, continue a leitura até o fim e comece a se planejar para um futuro tranquilo e sem preocupações.
Como solicitar a aposentadoria?
O primeiro passo é compreender o que é preciso para iniciar o processo de aposentadoria em 2024. Independentemente do tipo, seja por idade, por tempo de contribuição ou especial, alguns requisitos são exigidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esses critérios incluem a idade mínima necessária, o tempo de contribuição e a carência, que nada mais é do que o número mínimo de contribuições mensais.
Além disso, é possível dar continuidade ao pedido sem a necessidade de visitar uma agência do INSS. Para isso, basta acessar a plataforma Meu INSS, seja por meio do site ou do aplicativo (disponível para Android e iOS). Após efetuar o login com seu CPF e senha pessoal, basta procurar pela opção “Novo Pedido“.
Feito isso, escolha o tipo de aposentadoria que deseja requerer. O sistema do INSS é simples e intuitivo, oferecendo orientações específicas dependendo do tipo de aposentadoria escolhida. Outro ponto que deve ser levado em consideração é a necessidade de anexar os documentos exigidos, com as informações claras e legíveis — este processo depende do tipo de benefício solicitado.
Afinal de contas, quais são os documentos necessários?
Falando na documentação, para qualquer tipo de aposentadoria, existem documentos indispensáveis que o solicitante precisará enviar digitalmente. São eles:
- 1. Documento de identificação com foto e CPF;
- 2. Carteira de Trabalho, mesmo que seja digital, para verificar os vínculos empregatícios;
- 3. Extrato de contribuições do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);
- 4. Comprovantes de residência atualizados.
Além dos documentos destacados acima, em alguns casos, o INSS solicita informações adicionais sobre a situação particular de cada trabalhador que deseja se aposentar, como comprovantes de atividade especial. Sendo assim, é de suma importância estar com todos os documentos organizados e em mãos para solicitar a aposentadoria sem muita burocracia.
Vale destacar que a plataforma Meu INSS também oferece a opção de simulação do benefício, o que pode ser útil para entender melhor as opções de aposentadoria disponíveis para cada situação, incluindo o cálculo estimado do valor da aposentadoria. Portanto, qualquer dúvida pode ser sanada pelo trabalhador diretamente na plataforma oficial, garantindo mais comodidade e praticidade na solicitação de serviços concedidos pela autarquia previdenciária.