Como bem sabemos, os eletrodomésticos são de suma importância em nosso o nosso dia a dia, visto que eles nos auxiliam em diversos serviços do cotidiano. Isso sem contar que alguns são usados para o trabalho, enquanto outros, até mesmo, para o lazer. De qualquer forma, eles são cruciais e, portanto, é preciso tomar alguns cuidados.
Levando em conta os fatores mencionados acima, é importante cuidar desses equipamentos para evitar prejuízos. Para isso, bata adotar algumas medidas. Uma delas é não deixar determinados eletrodomésticos ligados na tomada antes de sair de casa, uma vez que, além de consumirem mais energia elétrica, podem até causar acidentes, colocando em risco à sua segurança.
Aparelhos que não devem permanecer na tomada
- 1. Computadores
Muita gente tem o hábito de deixar o computador ligado na tomada mesmo sem utilizá-lo. O que nem todo mundo sabe é que esses equipamentos, o que inclui o notebook, consomem energia mesmo quando estão desligados, mas conectados na tomada. Outro problema é que esses equipamentos ficam mais suscetíveis a danos quando cai um raio, por exemplo. Nesse caso, os prejuízos materiais e financeiros podem ser enormes.
- 2. Ferro de passar roupas
Outro aparelho que se deve desligar da tomada é o ferro de passar roupa. Isso porque o funcionamento dele só acontece quando está ligado e, se não estamos usando, devemos desligá-lo. Aliás, vale lembrar que o ferro de passar roupa é um dos grandes “vilões” da conta de luz no final do mês. Isso sem contar o grande perigo de incêndio e curto-circuito que ele representa caso fique conectado à tomada por muito tempo ou quando não estiver sendo usado.
- 3. Televisão
A televisão e o aparelho de som, quando estão na tomada, ficam no modo “stand by“, com aquela luzinha vermelha acesa. Nesse caso, estão consumindo energia, mesmo que em pouca quantidade, e precisamos mantê-los desligados. Além disso, se estivermos em uma viagem mais demorada, também devemos tirar da tomada. Assim como o computador, esse também é um equipamento que pode se queimar em caso de raios.
- 4. Carregadores
Os carregadores, como o próprio nome já diz, servem para carregar baterias, geralmente de telefone celular. Logo, se não estiverem carregando nada, não há motivos para deixá-los ligados na tomada, visto que isso só acaba gastando energia. Isso sem contar que um telefone celular, quando já está carregado, deve ficar desconectado. O carregador de uso prolongado pode “viciar” a bateria, além do já conhecido risco de explosão por aquecimento, o que até já tirou a vida de algumas pessoas.
- 5. Micro-ondas
Por último, mas não menos importante o forno micro-ondas, que também gasta muita energia quando está em funcionamento, fazem-no igualmente quando estão desligados. Neste caso, vale a pena retirá-los da tomada, garantindo uma economia maior em sua casa. Essa mesma linha de pensamento vale para as cafeteiras elétricas. Se seguir essas dicas importantes, o gasto de energia dos aparelhos eletrônicos vai diminuir bastante.