Quatro em cada dez brasileiros consomem mais da metade de sua renda com contas de luz, segundo pesquisa realizada pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), em parceria com o ICS (Instituto Clima e Sociedade). Dessa forma, é importante economizar cada vez mais no uso de energia elétrica. Isso porque um consumo maior pode roubar seus rendimentos para outras necessidades diárias.
Na maioria das vezes, porém, o consumo de energia está ligado a alguns aparelhos domésticos, que aumentam em muito o valor por quilowatts-hora (kWh). Os principais vilões no consumo de energia elétrica são:
- Aspirador de pó;
- Máquina de lavar roupa;
- Ferro de passar roupa;
- Forno de micro-ondas;
- Secadora de roupas;
- Torneira elétrica;
- Máquina de lavar roupa;
- Forno elétrico;
- Fogão elétrico
Em algumas residências que contêm mais de dois ou todos os aparelhos listados acima, a conta de luz pode ultrapassar a média nacional de gastos. Por isso, algumas ações diárias podem evitar que a conta chegue a um valor exorbitante ao final do mês.
Como economizar e pagar menos na energia
Para economizar na conta de luz, o ideal é investir em eletrodomésticos que tenham um menor potencial energético. Para todos os equipamentos, existe um adesivo descrevendo a eficiência de cada aparelho. Esse selo, chamado de Selo PROCEL de Eficiência Energética, foi criado para conscientizar os consumidores a respeito do consumo de energia dos eletroeletrônicos.
O adesivo mostra, em uma escala de A até E, qual o nível de consumo do equipamento. O A tem ótima eficiência, ao passo que o E tem pouca. Assim, quanto mais perto do E, mais energia elétrica o produto gastará.
Outra dica para economizar energia é retirar os aparelhos da tomada quando não estão em uso. O modo standby também pode consumir energia. Além disso, procure tomar banhos mais rápidos e com água fria!