Dívida caduca é aquela que, após um determinado período de tempo (geralmente cinco anos) não pode mais ser cobrada judicialmente pelo credor. Em outras palavras, isto significa que, mesmo que você ainda deva o valor, ele não poderá ser cobrado judicialmente. No entanto, é preciso ficar atento a essa prática, visto que ela pode acarretar em problemas para o devedor.
Segundo os dados levantados pela Pesquisa de Endividamento do Consumidor da CNC, em maio deste ano, a taxa de endividamento atingiu 78,8% das famílias brasileiras. Destas, 28,6% afirmaram estar profundamente endividadas, enquanto 12% reconheceram que não terão como quitar essas dívidas no futuro previsível.
Esse cenário alarmante corre paralelo ao censo realizado pela Serasa, apontando que há cerca de 72 milhões de brasileiros considerados inadimplentes, o que representa 43% da população adulta do país. Para que você fique por dentro do tema, elaboramos um breve guia para te ajudar. Portanto, siga a leitura até o fim.
Minha dívida desaparece?
Nos dias de hoje, há uma crença comum entre os consumidores: a de que uma dívida “caduca” ou deixa de existir legalmente após cinco anos. No entanto, a lei menciona que, após esse prazo, os credores não podem mais cobrar a dívida judicialmente, mas isso não impede a cobrança de maneira extrajudicial. Logo, é de suma importância compreender que, mesmo depois de cinco anos, a existência da dívida permanece enquanto não houver o pagamento.
Dessa forma, ter o nome incluído na lista de negativados em bureaus de crédito como Serasa, Boa Vista e SPC Brasil implica em sérias restrições de acesso a novos créditos e serviços financeiros. Mesmo que o nome saia desta lista após cinco anos, as companhias detentoras da dívida original ainda mantêm o registro da inadimplência, o que pode limitar futuras aprovações de crédito.
Como “limpar” meu nome?
Portanto, uma alternativa para solucionar conflitos de dívidas é o Feirão Limpa Nome promovido pela Serasa. Nesta campanha, entidades financeiras e varejistas oferecem oportunidades para renegociar dívidas com condições facilitadas, incluindo descontos que podem chegar a 90%.
Assim, para participar, os interessados devem acessar o site oficial da Serasa, localizar suas pendências financeiras e simular um acordo que se ajuste às suas condições no momento. Em síntese, é fundamental que os consumidores estejam cientes de que suas obrigações financeiras necessitam de atenção contínua e não desaparecem com o tempo.
Detalhes sobre o Feirão Limpa Nome
Durante o período do Feirão da Serasa você pode encontrar ofertas para negociar suas dívidas de qualquer lugar, de forma online:
- 1. Aplicativo ou site da Serasa: disponível no Google Play ou na App Store;
- 2. WhatsApp: por meio do número (11) 99575-2096 — lembre-se de observar se há o selo de verificação verde.
Passo a passo no app
- 1. Acesse o site da Serasa e faça o login;
- 2. Depois, selecione uma ou mais ofertas disponíveis;
- 3. Por fim, basta gerar o boleto ou chave PIX para finalizar o pagamento.
Atendimento presencial
Na última edição do Feirão Serasa Limpa Nome os brasileiros puderam consultar e negociar as dívidas presencialmente em mais de 6 mil agências dos Correios com as mesmas ofertas e condições dos canais digitais do órgão de proteção de crédito.