Para ingressar no ensino superior de forma gratuita, ou parcialmente gratuita, através de uma faculdade particular, é necessário que o aluno utilize a nota do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, em vagas do ProUni, Programa Universidade para Todos. Por isso, os interessados devem ficar de olho nas datas.
O programa é vinculado ao Ministério da Educação e permite que alunos de baixa renda consigam oportunidades em cursos superiores através de uma faculdade particular, observando a nota que atingiram no Enem.
O calendário do ProUni foi previsto ainda no final de 2022, contudo, o Ministério da Educação divulgou um novo edital no dia 27 de janeiro com alterações nas datas.
Agora os alunos terão do dia 28 de fevereiro ao dia 3 de março para se inscreverem no ProUni. Já o resultado da primeira chamada está previsto para ser publicado entre 7 a 16 de março, e o da segunda chamada deve sair entre os dias 21 a 30 de março.
Quem pode concorrer a vagas pelo ProUni?
O ProUni cobra alguns requisitos para que os seus participantes consigam se inscrever e concorrer a vagas em instituições privadas de ensino superior. Pode se inscrever quem:
- obteve nota mínima de 450 pontos na última edição do Enem;
- não zerou a redação;
- possui renda familiar máxima de três salários mínimos.
Esses critérios são observados para todos os tipos de bolsas concedidas pelo ProUni, tanto as que cobrem 100% da mensalidade do curso, quanto para as que vão custear metade da mensalidade do curso.
Os alunos que não conseguirem uma vaga no ProUni ainda poderão usar sua nota do Enem para tentar a aprovação pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) ou SISU (Sistema Único de Seleção), de acordo com os critérios estabelecidos para estes programas.