Com setembro a todo vapor, os segurados do Bolsa Família devem se atentar a uma atualização importantíssima nas plataformas ligadas ao programa de transferência de renda. Isso porque elas são de grande utilidade para diversas coisas, como consultar o benefício, valores e datas de pagamento.
A atualização se faz necessária para o processo de manutenção e melhoria contínua dos sistemas, assegurando que as informações sejam processadas corretamente e que o acesso aos recursos seja mantido de maneira eficiente. Todavia, ainda é possível consultar o Bolsa Família sem utilizar o aplicativo; saiba como nas próximas linhas.
Consulta sem o aplicativo do Bolsa Família
Durante o período de atualização das plataformas do programa social, os contemplados têm outras opções para consultar seus benefícios e assegurar que seus dados estejam corretos. Uma alternativa segura é o app do Caixa Tem, que também permite o acesso às informações da iniciativa governamental. Veja o passo a passo:
- 1. Baixe o aplicativo Caixa Tem
Se você ainda não tem a plataforma instalada, faça o download gratuito na loja de aplicativos do seu celular, seja ele com sistema operacional Android ou iOS.
- 2. Faça o login
Utilize seu CPF e senha cadastrados para acessar o app. Se ainda não tiver uma conta, será necessário criar uma.
- 3. Acesse a opção “Bolsa Família”
No menu principal do Caixa Tem, você encontrará a opção “Bolsa Família”. Clique nela para acessar as informações do seu benefício.
- 4. Verifique os detalhes do seu benefício
Dentro da seção do Bolsa Família, você poderá ver o saldo disponível, a data do próximo pagamento e outras informações relevantes sobre o seu benefício.
Atendimento presencial
Se preferir, você pode comparecer presencialmente ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Por lá, é possível solicitar informações sobre o seu benefício e elucidar quaisquer dúvidas diretamente com um atendente. Para isso, é de suma importância levar seus documentos pessoais, como CPF e documento de identidade, para facilitar o atendimento e assegurar que você receba o suporte necessário.
Quem vai receber o montante em setembro?
Todos os beneficiários que respeitem a norma ligada à renda — que deve ser de até R$ 218 por pessoa —, devidamente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e cumprindo as contrapartidas serão contemplados pelo benefício neste mês. Abaixo, veja quais são as condicionalidades:
- 1. Gestantes devem realizar o acompanhamento pré-natal;
- 2. Crianças de até sete anos devem ter o seu desenvolvimento nutricional (tamanho e peso) acompanhados pelos pais;
- 3. Todos os integrantes devem estar com a caderneta de vacinação atualizada;
- 4. Jovens e adolescentes devem ter frequência escolar mínima de 75%.
Por último, mas não menos importante, vale destacar que, caso uma das regras mencionadas acima seja quebrada, a família pode ter o seu benefício suspenso, visto que os critérios exigidos servem para garantir que os pagamento sejam feitos àqueles que realmente precisam. Logo, fique em dia com o Bolsa Família para evitar possíveis punições.