O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), emitiu um comunicado para todos os beneficiários do Bolsa Família com o Número de Identificação Social (NIS) terminado em 8: nesta quarta-feira (26), o pagamento do programa de transferência de renda foi depositado no aplicativo bancário Caixa Tem (disponível para Android e iOS).
Ou seja, essa parcela dos segurados já pode movimentar o montante de R$ 600 e arcar com as despesas domésticas. Lembrando que os repasses começaram no dia 17 de junho e vão até o próximo dia 28, contemplando mais de 20 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica, seguindo uma ordem baseada no último dígito do NIS.
Além disso, cabe destacar que os segurados que residem no Rio Grande do Sul (RS) receberam seus recursos no primeiro dia da distribuição devido às fortes chuvas e enchentes que devastaram a região. No que diz respeito aos demais contemplados, eles devem aguardar sua vez de acordo com o cronograma. Dito isso, veja a seguir o calendário completo e não perca a data do seu depósito.
Bolsa Família: pagamentos de junho
- Beneficiários com NIS terminado em 1: depósito no dia 17 de junho (pago);
- Beneficiários com NIS terminado em 2: depósito no dia 18 de junho (pago);
- Beneficiários com NIS terminado em 3: depósito no dia 19 de junho (pago);
- Beneficiários com NIS terminado em 4: depósito no dia 20 de junho (pago);
- Beneficiários com NIS terminado em 5: depósito no dia 21 de junho (pago);
- Beneficiários com NIS terminado em 6: depósito no dia 24 de junho (pago);
- Beneficiários com NIS terminado em 7: depósito no dia 25 de junho (pago);
- Beneficiários com NIS terminado em 8: depósito no dia 26 de junho (pago hoje);
- Beneficiários com NIS terminado em 9: depósito no dia 27 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 0: depósito no dia 28 de junho.
Como saber se vou receber o benefício?
Para descobrir se você e seus dependentes foram aprovados no Bolsa Família, o responsável familiar deve aguardar uma comunicação pelo correio dizendo que foi aceito. Logo, caso esteja na fila de espera e não tenha recebido a carta, será preciso procurar a unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa ou ir até o setor competente na prefeitura da cidade.
Outra forma de saber se foi aprovado ou não é acessando o aplicativo do Bolsa Família (disponível para Android e iOS). Caso não tenha acesso à internet, é possível fazer a consulta na Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF) pelo número 111 ou ligando para o atendimento Caixa ao Cidadão.
Vale lembrar que para receber os recursos do programa social, a renda mensal deve ser igual ou menor a R$ 218 por pessoa. Além disso, é de suma importância estar devidamente inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), isto é, com todos os dados atualizados. O procedimento pode ser feito em postos de atendimento da assistência social do seu município, como o CRAS.