Os mais bizarros e engraçados nomes dos candidatos em eleições de 2024
Em época de eleições, é muito comum nos depararmos com candidatos que não se levam muito a sério
Entre eleições municipais (prefeito e vereadores) e gerais (presidente, governador deputados e senadores), o povo brasileiro precisa se dirigir às urnas a cada dois anos. No meio de uma infinidade de candidatos, alguns nomes acabam chamando a atenção dos eleitores, muito por conta de serem engraçados e até mesmo bizarros.
Isso porque nem sempre são nomes próprios, podendo ser apelidos de infância ou personagens que o candidato acaba se identificando. Há, também, a estratégia eleitoral por trás disso, cujo objetivo é se destacar entre as centenas de concorrentes e números disponíveis na televisão, rádio, internet e panfletos.
Os nomes mais inusitados das eleições municipais
Nas próximas linhas, confira os nomes mais engraçados e curiosos que estão disputando uma vaga na prefeitura de seus respectivos municípios:
São Leopoldo (RS)
- Cigana (PDT);
- Ronaldinho R11 (PV);
- Tarzan (PDT);
- Xuxa (Psol);
Novo Hamburgo (RS)
- Pirulito (PL);
- Vera Fischer (PP);
- Bugrão (PDT).
Canoas (RS)
- Bella A Ciclista (Novo);
- Bicudo (MDB);
- Fiscal do Povo (Avante);
- Motoqueiro Fantasma (PSB);
- Patteta (PSD);
- Valdir Burro (União Brasil);
- Valdir Tomate (PSB).
Cachoeirinha (RS)
- Baiano do Jegue (Avante);
- Fala Pensador (Avante);
- Pica-Pau (Republicanos);
- Tati Amada (PSD).
Capela de Santana (RS)
- Alemão do Casarão (PT);
- Cristo (Podemos);
- Júlio Boca Brava (Podemos);
- Volmir Porco (PDT);
- Maurício Buchudo (Republicanos).
Destaques de outros Estados
Em Salvador, na Bahia, “A Dama” concorre ao posto de vereadora. É o nome que a cantora Alana Santos Romão (União) escolheu para a urna. Ela terá como concorrentes “Soneca do Paredão”, que é Lucas Pereira de Araújo (União); “Beijoca do Bahia”, como é conhecido Jorge Augusto Ferreira de Aragão (Republicanos); e “Foguinho”, como prefere ser chamado Claudio Portugal Santos (DC).
Em Fortaleza, a disputa para Câmara de Vereadores tem na lista “Amada”, o nome de Osmarina Amorim Canuto (Agir); “Aonde É”, apelido de Antônio Farias de Sousa (Agir); e “Mago Véi”, Francisco Erivaldo Moreira da Silva (PRD).
Em Teresina, no Piauí, “Bicudo” é o nome escolhido por Antonio José dos Santos da Mata (PODE). Na capital do Maranhão, “Mulher Leal” — codinome de Sandriane Gomes da Silva (Avante) — também disputa uma vaga no legislativo.
Na cidade de São Paulo, alguns nomes também chamam a atenção. É o caso do “Capitão América de Paula”, como é conhecido Luiz Carlos de Paula (PODE), e do “Quito Formiga”, Marcus Vinicius de Almeida Ferreira (MDB).
Em se tratando de gêneros musicais, a lista vai do “Forró” (Solidariedade), passando pelo “Sertanejo” (PL), ambos na capital paulista, até “Tempestade do Melody” (Republicanos), em Belém, no Pará.
Na cidade do Rio de Janeiro, “Topete”, nome registrado por Lázaro Bruno dos Santos Oliveira de Melo (PRD), concorre a uma vaga de vereador. Em Goiânia, “Orlando Cannabis” é como escolheu para a urna Orlando dos Reis Silva (MDB). Em Boa Vista, em Roraima, “Gato Velho” é como Hellainy de Jesus David (PL) gosta de ser chamada. Por lá, “A Loira do Salão” é Geane Costa Machado (PL).
O “Zé Gotinha da Floresta” é como escolheu Sergio dos Santos Silva (Avante), em Manaus, no Amazonas. E “Engraxate das Estrelas” é o nome de Jennedy Araújo de Souza (União), em Rio Branco, no Acre.