Com o objetivo de reforçar o seu compromisso social e garantir a inclusão dos mais vulneráveis na sociedade, o Governo Federal vem lançando uma série de iniciativas para beneficiar os cidadãos brasileiros com mais de 60 anos. Dentre as medidas mais recentes, destacam-se a instalação gratuita de parabólicas digitais, que garante acesso a canais abertos de TV por satélite com melhor qualidade de som e imagem, e grandes descontos na conta de luz e água, garantindo um alívio financeiro significativo para os contemplados.
E o melhor: para ter acesso e desfrutar dos privilégios mencionados, o interessado só precisa estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com seus dados 100% atualizados. A partir daí, os benefícios são liberados automaticamente para o idoso. Nas próximas linhas, saiba mais sobre os auxílios concedidos pelas autoridades brasileiras.
Benefícios concedidos para a população mais velha
- 1. TV 100% gratuita
A transição da parabólica tradicional para a digital é de suma importância para combater a interferência do 5G, garantindo que o usuário assista aos canais abertos sem interrupções e com qualidade de som e imagem adequados. Ou seja, com a nova tecnologia instalada em suas residências, os idosos poderão desfrutar de uma experiência superior em todos os quesitos, tornando o ato de assistir TV bem mais prazeroso. Além disso, a parabólica digital oferece acesso gratuito a cerca de 100 canais, permitindo que os beneficiários desfrutem de uma vasta variedade de programas.
Como solicitar?
Para realizar a solicitação, é necessário entrar em contato com o número 0800 729 2404 ou por meio do site sigaantenado.com.br e informar seus dados pessoais, como Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Número de Identificação Social (NIS).
- 1. Tarifa Social de Energia Elétrica
A Tarifa Social de Energia Elétrica trata-se de um programa que oferece descontos na conta de luz para famílias de baixa renda em todo território nacional, incluindo cidadãos acima dos 60 anos. Para conseguir os abatimentos, é preciso estar inscrito no CadÚnico e atender a certos critérios de renda — neste caso, ela não pode ultrapassar R$ 218 por pessoa. Vale mencionar que o desconto varia de acordo com o consumo, porém, em muitos casos, pode-se reduzir significativamente os gastos com energia, aliviando o orçamento dos idosos.
Como solicitar?
Para solicitar o benefício e aproveitar os descontos, o idoso deve entrar em contato com a concessionária de energia elétrica da sua cidade e fornecer o número do NIS do seu CadÚnico. A partir daí, o abatimento dos valores é feito todos os meses.
- 3. Tarifa Social de Água e Esgoto
Por último, mas não menos importante, as famílias de baixa renda e idosos agora têm direito a um novo desconto de 50% na primeira faixa de consumo de água e esgoto. Para se ter acesso, basta estar inscrito no CadÚnico e ter uma renda de até meio salário mínimo ou ser beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O abatimento é aplicado aos primeiros 15 metros cúbicos de água consumidos, enquanto o restante que exceder essa quantidade será tarifado normalmente.