Nesta sexta-feira (6), a Visa planeja lançar um serviço dedicado à transferências bancárias, cujo objetivo é ignorar cartões de crédito e o processo tradicional de débito direto. Ao lado da Mastercard, a companhia figura como uma das maiores redes de cartões do planeta, oferecendo diversos benefícios para os titulares.
De acordo com o informe divulgado pela Visa na quinta-feira (5), a ideia é lançar um serviço dedicado para pagamentos conta a conta (A2A, na sigla em inglês) na Europa em 2025. Em linhas gerais, os clientes poderão configurar débitos diretos — transações que retiram fundos diretamente de sua conta bancária — nas lojas de comércio eletrônico dos comerciantes com apenas alguns toques na tela do celular.
Além disso, a Visa destacou que os consumidores poderão monitorar esses pagamentos com mais facilidade e sanar quaisquer problemas clicando em um botão em seu aplicativo bancário, concedendo-lhes um nível de proteção parecido ao de quando utilizam seus cartões.
Facilitando a vida dos clientes
O serviço pretende ajudar as pessoas a lidar com problemas como renovações automáticas não autorizadas de assinaturas, tornando mais fácil para os clientes reverterem transações de débito direto e receber seu dinheiro de volta, disse a Visa. Por enquanto, a companhia não aplicará o serviço A2A a coisas como plataformas de streaming, academias e restaurantes, mas isso deve mudar futuramente.
Vale frisar que o produto será lançado inicialmente no Reino Unido no início de 2025, com lançamentos subsequentes na região nórdica e em outras regiões da Europa até o final do próximo ano.
Resolvendo problemas da modalidade
Nos dias de hoje, segundo a Visa, o problema é quanto um consumidor configura o repasse para coisas como contas de serviços públicos ou creches, visto que é necessário preencher um formulário de débito direto. Por outro lado, isso oferece ao consumidor um pouco mais de controle sobre suas finanças, pois ele precisa compartilhar seus dados bancários e informações pessoais, o que não é seguro, além de ter seus movimentos limitados no que diz respeito ao valor do pagamento.
Já os débitos diretos estáticos, por exemplo, exigem aviso prévio de quaisquer alterações no valor cobrado. Em outras palavras, o usuário precisa cancelar o débito direto e configurar um novo ou realizar uma transferência única.
Com a implementação A2A, os titulares do cartão Visa poderão configurar pagamentos recorrentes variáveis, um novo tipo de pagamento que permite que as pessoas façam e gerenciem pagamentos recorrentes de valores variados.
“Queremos trazer métodos de pagamento por banco para o século 21 e dar aos consumidores escolha, tranquilidade e uma experiência digital que eles conhecem e amam“, disse Mandy Lamb, diretora-gerente da Visa para o Reino Unido e Irlanda, em um comunicado na quinta-feira (5). “É por isso que estamos colaborando com bancos do Reino Unido e players de open banking, trazendo nossa tecnologia e anos de experiência no mercado de cartões de pagamento para criar um sistema aberto para que os pagamentos A2A prosperem“, completou a executiva.