Contratar um empréstimo para ter o dinheiro que precisava para tirar aquele negócio do papel ou conseguir comprar um item com urgência pode ser uma boa escolha desde que o indivíduo tenha em mente as diferenças entre as opções de crédito disponíveis.
Só assim é possível entender qual se enquadra melhor em suas necessidades e avaliar a melhor escolha para o seu caso. É importante destacar que existem diversos tipos de empréstimos, vamos apresentar uma visão básica sobre as modalidades mais comuns:
Empréstimo pessoal
Neste, a pessoa contrata o crédito de forma direta, sendo um acordo entre a instituição financeira que concedeu o empréstimo e o cliente que o solicitou. As vantagens incluem rapidez de resposta e a disponibilidade do serviço, acessível para a maioria das pessoas que precisam de crédito.
Consignado
Este empréstimo tem suas parcelas debitadas diretamente na folha de pagamento do salário ou na aposentadoria. O grande benefício são os juros menores pelo risco de inadimplência ser reduzido. Contudo, o crédito tem o limite de comprometimento da parcela em até 30% do salário/benefício.
As taxas de juros são menores já que o pagamento da dívida ocorre de forma automática, evitando atrasos e outros problemas. Mesmo assim é importante prestar atenção as taxas oferecidas para não sair no prejuízo depois.
Antecipação do 13º
As instituições financeiras que apresentam esta opção de crédito emprestam o valor correspondente ao 13º para que os clientes façam o pagamento da dívida em apenas uma parcela até que o salário extra seja recebido.
É importante destacar que a dívida terá o acréscimo de juros e taxas, além disso a pessoa que contratou este tipo de crédito não vai receber o 13º salário quando chegar ao final do ano.