Com o anúncio da Caixa Econômica informando a suspensão para novos contratos do empréstimo Auxílio Brasil muitos beneficiários ficaram com dúvidas sobre o pagamento da parcela. A suspensão da linha de crédito também impede o desconto em janeiro?
O banco suspendeu o empréstimo consignado do Auxílio Brasil na sexta-feira (13/01) alegando a necessidade da linha de crédito passar por uma “revisão completa de parâmetros e critérios”.
Assim, novas contratações não podem ser feitas enquanto o produto estiver suspenso – a data para o retorno das contratações ainda não foi anunciada.
Contudo, quem já havia contratado o empréstimo vai notar o desconto da parcela no seu benefício de janeiro, pois a suspensão não é válida para os contratos que já foram efetuados.
No entanto, a revisão pela qual passará a linha de crédito pode trazer boas notícias também para quem já havia feito a contratação do empréstimo.
O que deve ocorrer pela suspensão do consignado do Auxílio Brasil?
A nova presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, afirmou que a suspensão ocorre por dois motivos. O primeiro é a revisão cadastral que será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social sobre os dados informados pelos beneficiários do programa.
Dessa forma, por não ser possível saber quem vai continuar recebendo os repasses do Bolsa Família não é interessante permitir novas contratações neste momento.
O segundo motivo diz respeito a mudanças positivas que o governo pretende fazer no empréstimo do programa social. A presidente da Caixa afirmou que, como os juros da modalidade são altos, a equipe vai rever essa taxa e tentar encontrar formas para baixar os juros.
Caso os juros sejam diminuídos até quem já contratou o consignado vai ser beneficiado com parcelas menores no pagamento da dívida.