Lista de convocados do CadÚnico para prestar contas com o governo

Saiba o motivo da convocação e resolva o impasse o quanto antes para permanecer nos programas sociais

Os cidadãos agraciados por iniciativas assistenciais sabem que a atualização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é fundamental, visto que ela é obrigatória e determina quem segue e quem é removido do banco de dados.

Ao informar para o governo a forma como você e sua família estão vivendo, há chances de ser incluído em um novo programa social. No entanto, é preciso ficar atento, visto que é imprescindível agir de boa e não mentir durante a entrevista.

Inclusive, os cadastros que possuírem inconsistências serão analisados com mais afinco pelas autoridades brasileiras, o que pode acarretar na convocação do cidadão para prestar esclarecimentos sobre as informações passadas ao CadÚnico. A seguir, confira mais detalhes sobre a medida do Governo Federal que visa inibir fraudes cadastrais.

Afinal de contas, quem está sendo convocado?

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), informou que nas últimas semanas vem reforçando a fiscalização do CadÚnico. Além do cruzamento de dados entre as plataformas do governo, haverá o uso de inteligência artificial (IA) para combater as irregularidades.

A medida tem como objetivo excluir quem não cumpre com os requisitos impostos pelo MDS para ingressar em programas sociais, como o Bolsa Família. Para isso, o pente-fino é aplicado nos dados que foram passados ao CadÚnico. Dito isso, confira quem são os brasileiros convocados para atualizar as informações:

  • 1. Mudaram de endereço e não informaram no CadÚnico;
  • 2. Mudaram as crianças de escola e não informaram no CadÚnico;
  • 3. Alteraram a sua fonte de renda;
  • 4. Não estão cumprindo com as condicionalidades do programa social que recebem, como por exemplo a frequência escolar e a vacinação;
  • 5. Afirmaram que eram incapazes de trabalhar, mas foram encontrados em um emprego formal ou tendo aberto uma empresa;
  • 6. Não atualizam os dados do CadÚnico há mais de dois anos. 

Notificação de convocação já está sendo emitida

A partir da convocação, o responsável familiar tem até 60 dias para comprovar os dados passados ao CadÚnico. Sendo assim, é de suma importância ficar atento a notificação do Governo Federal solicitando a presença do indivíduo em uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Cabe destacar que as mães solteiras podem acabar escapando da verificação cadastral, visto que essa parcela de beneficiárias ganham prioridade nos programas sociais. Todavia, os demais devem ficar atentos aos seguintes canais, onde o informe da convocação está sendo liberado:

  • 1. Por SMS (mensagem de texto);
  • 2. No aplicativo Meu CadÚnico;
  • 3. No aplicativo Caixa Tem;
  • 4. No aplicativo do Bolsa Família;
  • 5. No extrato bancário após sacar o recurso.

Por último, mas não menos importante, é de crucial ter em mente que, caso a situação perdure por mais de 60 dias (prazo máximo para resolver o impasse cadastral), o titular do benefício social terá os repasses suspensos e, consequentemente, será excluído do programa do qual faz parte. Portanto, caso tenha sido convocado, regularize o entrave o quanto antes para garantir a continuidade dos pagamentos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.