Novo edital do concurso público da Marinha do Brasil é confirmado

Veja todas as informações relevantes sobre o certame

A Marinha do Brasil, anunciou a abertura de um novo concurso público, cujo objetivo é a admissão à Escola Naval no ano de 2024. Conforme o edital, as 54 vagas são distribuídas entre oportunidades para os sexos Masculino (42) e Feminino (12). Os candidatos poderão optar pelo Corpo da Armada (CA), Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) ou Corpo de Intendentes da Marinha (CIM), durante o Curso de Graduação (CG). Para concorrer às vagas, é preciso:

  • 1. Ser brasileiro nato, de ambos os sexos;
  • 2. Ter 18 anos completos e menos de 23 anos de idade no dia 30 do mês de junho de 2025;
  • 3. Ter concluído com aproveitamento ou estar em fase de conclusão do 3º ano do ensino médio e ter altura mínima de 1,54 m e máxima de 2 m, dentre outras exigências.

Durante o curso, o aspirante receberá remuneração no valor de R$ 1.574,12.

Datas importantes

Os interessados podem realizar as inscrições no período das 8h do dia 24 de abril de 2024 às 23h59 do dia 8 de maio de 2024, de forma online, com taxa a ser cobrada no valor de R$ 100,00. O candidato que desejar solicitar a isenção, pode fazer o requerimento no prazo de 24 a 26 de abril deste ano, conforme as exigências do edital.

Como método de classificação, os candidatos serão avaliados mediante a prova escrita objetiva de:

  • 1. Matemática, inglês, física e português;
  • 2. Redação; procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração;
  • 3. Eventos complementares constituídos de: verificação de dados biográficos; inspeção de saúde, teste de aptidão física de ingresso, avaliação psicológica e verificação de documentos.

O prazo de validade do certame terminará no dia de início do Curso de Graduação, conforme previsto no Calendário de Eventos no Anexo II.

Marinha deflagra operação para buscar pescadores desaparecidos em Ilhabela

A Marinha do Brasil está coordenando uma operação de buscas por dois pescadores que estão desaparecidos em Ilhabela (SP) desde sexta-feira (19). As buscas chegaram ao sexto dia seguido nesta quinta-feira (24). Três pescadores de Guarulhos (SP) foram lançados ao mar da cidade localizada no Litoral Norte do Estado. Um corpo já foi encontrado, mas outros dois homens seguem desaparecidos.

Segundo a Marinha, a corporação iniciou o apoio à operação no domingo (21) e tem usado uma do Navio Patrulha Guajará. As buscas têm sido realizadas também pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) desde o sábado.

O pescador encontrado morto foi identificado como Tsuyoshi Yamaguti, de 65 anos. Ele era veterinário e deixou três filhos. O corpo já foi velado e enterrado, no cemitério Nossa Senhora do Bonsucesso, em Guarulhos. Dois pescadores, de 71 e 33 anos, seguem desaparecidos.

Um deles é Tairon de Almeida Giorgeto, de 33 anos. Ele é membro da diretoria do Sinttaresp (Sindicato dos Tecnólogos Técnicos Auxiliares em Radiologia) de São Paulo. Albino Yoshimassa Ota, de 71 anos, é aposentado e amigo do pescador que foi encontrado morto. Ele também segue desaparecido.

Ainda, a embarcação utilizada pelos pescadores que desapareceram no mar em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, foi encontrada na tarde de domingo (21).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.