ESTAS lentes de contato podem ajudar a encontrar sinais de Alzheimer

Você sabia que existem lentes de contato que podem detectar casos de Alzheimer?

Invenção sul-coreana pode auxiliar muitas pessoas que buscam procurar um diagnóstico precoce da doença! Entenda agora todos os detalhes sobre a nova tecnologia.

Lente de contato para diagnosticar Alzheimer

A nova invenção foi revelada por uma publicação da revista científica Bioactive Materials. Se trata de um implante ocular feito por pesquisadores do Korea Institute of Machinery and Materials (KIMM), em parceria com a Universidade Yonsei e com o Gangnam Severance Hospital.

A lente pode ajudar no diagnóstico precoce do Alzheimer; isso é possível pelo fato do olho estar conectado com o cérebro.

Qual é a composição da lente? Como funciona?

O implante da lente de contato é feito com base em hidrogel, uma substância que é feita a base de água; a ideia era não ser muito invasivo.

Ao aplicar as lentes, o hidrogel pode sofrer alterações em seu padrão, por conta da lente emitir sinais em um padrão moiré. E certas alterações no padrão podem ser fortes indicativos do Alzheimer.

Caso as alterações sejam efetivamente constatadas, é possível analisar os dados fazendo um processamento de sinal e uma “microscopia moiré”. Com isso, é possível constatar se realmente estamos tratando de um caso de Alzheimer.

Pontos positivos do tratamento

Além do fato do tratamento ser um pouco menos invasivo para quem o utilizar, o custo para diagnosticar o Alzheimer também diminuirá.

Por este motivo, os pesquisadores continuarão promovendo pesquisas para que o uso comercial da tecnologia seja liberado e utilizado sem problemas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.