Bradesco toma decisão polêmica sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil

O presidente do Banco Bradesco, Octavio de Lazari Júnior, afirmou que o banco tomou a decisão de não oferecer o empréstimo consignado para os beneficiários do Programa Auxílio Brasil.

Segundo o presidente do banco, o empréstimo deverá ser oferecido para famílias vulneráveis sem a previsão de continuidade a longo prazo, tornando o consignado uma operação de risco para o banco e consequentemente elevando o percentual de juros.

“Entendemos que essas pessoas terão mais dificuldade quando o benefício cessar e, por isso, preferimos não operar”, respondeu Lazari a jornalistas.

O texto da lei que autorizou o consignado define que a dívida não poderá ficar para o governo em nenhuma circunstância e, portanto, caso o beneficiário perca o direito de receber o Auxílio Brasil, será obrigação dele continuar a pagar as parcelas.

O consignado do Auxílio Brasil

Lei N° 14.431, de 3 de agosto de 2022, autorizou os beneficiários do Auxílio Brasil a contratarem empréstimo consignado e comprometerem até 40% do valor recebido mensalmente para fazer os pagamentos das parcelas para os bancos e financeiras.

O empréstimo consignado é aquele em que o cliente solicita o valor emprestado e faz os pagamentos através de descontos mensais em sua folha de pagamento antes mesmo de receber, evitando assim a possibilidade de atrasos.

No caso dos beneficiários do Auxílio Brasil, os valores serão emprestados sob a condição de bancos e financeiras descontarem 40% do benefício recebido mensalmente para realizar o pagamento das parcelas.

Juros e riscos

Além da possibilidade dos beneficiários do Auxílio Brasil ficarem com uma grande dívida caso deixem de receber o benefício, um outro risco está nas altas taxas de juros que tem sido cobradas em simulações feitas por financeiras que desejam oferecer o consignado.

Algumas simulações chegam a cobrar 5,85% ao mês de juros, taxas que chegam a 100% ao ano, valor até três vezes maior do que o cobrado normalmente pelo mercado, já que, devido a garantia de ter o desconto feito automaticamente, esse costuma ser uma das modalidades de empréstimo mais baratas do mercado.

Por isso, especialistas alertam as famílias para que realizem um planejamento antes de solicitar o consignado e, ao solicitar, fiquem atentos as taxas de juros, solicitando para a financeira ou o banco um demonstrativo com todos os valores cobrados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.