AUXÍLIO EMERGENCIAL: Mensagem da Caixa no WhatsApp – Vou receber ou não? É golpe?

A Caixa Econômica Federal está enviando mensagens via WhatsApp para os beneficiários do Auxílio Emergencial. A medida, já anunciada pela instituição, pegou alguns de surpresa e gerou suspeitas sobre possíveis golpes.

Na mensagem, o número oficial da Caixa diz que “a partir de agora, enviaremos orientações sobre o Auxílio Emergencial 2021 do Governo Federal pelo WhatsApp”. Essa medida foi viabilizada em uma parceria com o próprio WhatsApp.

“O WhatsApp tem muito orgulho de participar de uma iniciativa pioneira e de impacto social tão significativo como essa, contribuindo ativamente para uma comunicação simples, segura e acessível com os beneficiários do Auxílio Emergencial. Em um momento tão delicado como este, é muito importante que os beneficiários evitem aglomerações e tenham informações confiáveis de forma fácil, na palma da mão”, afirma Dario Durigan, Head de Políticas Públicas do WhatsApp no Facebook Brasil.

Segundo o presidente da Caixa, essa medida vai possibilitar maior integração de informações entre o banco e os beneficiários do programa social.

“A parceria com o Whatsapp vai melhorar o fluxo de informação para os beneficiários do Auxílio Emergencial e demais programas sociais do governo federal. Este novo serviço também vai ser muito importante para a estratégia da CAIXA de oferecer microcrédito para os clientes das contas Poupança Digital, que terão condições de obter recursos com uma taxa de juros reduzida, que será a menor do Brasil em microcrédito”, diz.

Auxílio Emergencial: mensagem da Caixa no Whats é golpe?

Logo após o início da veiculação das mensagens, milhares de beneficiários ficaram em dúvida. A forma mais simples de verificar se a mensagem é verdadeira é com o aviso que vem antes da mensagem, em um aviso do próprio aplicativo que diz “Você está conversando com a conta comercial oficial da Caixa”.

Esse aviso foi viabilizado com a parceria entre as instituições, fazendo assim com que o beneficiário possa se certificar de que está falando com o número correto.

No seu site, a Caixa publicou uma lista de dicas com cuidados para os beneficiários:

  • Verifique o selo de autenticidade do canal da CAIXA no WhatsApp;
  • Desconfie de qualquer solicitação de dados ou informações pessoais de contatos se fazendo passar pela CAIXA;
  • Certifique-se que o endereço do site, o aplicativo instalado no seu celular e os perfis nas redes sociais são os canais oficiais da CAIXA;
  • Não forneça senhas ou dados de usuário em sites ou aplicativos não oficiais;
  • A CAIXA não envia SMS nem mensagem no WhatsApp com links e só envia e-mails após autorização do cliente;
  • Nunca clique em links suspeitos, que podem levar à instalação de programas espiões, que ficam ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário;
  • Fique atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clique em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso ou desbloqueio de contas, atualização de cadastro e valores a receber;
  • Desconfie de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”;
  • Utilize sempre navegadores e antivírus atualizados;
  • A CAIXA jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página;
  • Use somente o teclado virtual para digitar a sua assinatura eletrônica;
  • A CAIXA não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares);
  • A CAIXA não envia empregado ou motoboy para recolher cartões;
  • Fique atento ao ser abordado em redes sociais por perfis falsos se passando pela CAIXA, sempre verifique se o perfil é oficial.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.