Resultado das contestações do Auxílio Emergencial: beneficiários aguardam a 1ª parcela

O pagamento da 1ª parcela do Auxílio Emergencial foi realizado em abril deste ano pela Caixa Econômica Federal. Acontece que muitas pessoas tiveram o benefício suspenso pelo governo e, mesmo solicitando uma contestação sobre a suspensão no mesmo mês, ainda não receberam uma resposta concreta.

Entre os dias 15 e 16 de junho, foi divulgado um novo lote de resultados do Auxílio Emergencial de 2021. No entanto, muitos beneficiários ficaram em uma sinuca de bico por conta do sistema do Dataprev.

Isso porque, nesses dias em questão, para muitos não houve nenhuma mudança no sistema. Sendo assim, a pessoa que não recebeu a parcela do mês de abril do auxílio emergencial não somente não obteve nenhum resultado em relação a sua contestação como, também, não tinha como prosseguir.

Opção de solicitar Contestação inválida

Mesmo aqueles que já haviam feito uma contestação, ao entrarem no site do Dataprev e não se depararem com os resultados, eram apresentados a opção de solicitarem uma nova contestação. No entanto, ao clicar no botão, se deparava com a seguinte resposta:

“O sistema verificou que já houve o pedido de contestação para esta análise. Favor aguardar o resultado”.

Lançamento do aplicativo CAIXA|Auxílio Emergencial

Dessa forma, muitos ficaram não apenas sem o resultado da contestação em relação ao não recebimento da 1ª parcela do auxílio emergencial, como também sem solicitar um novo pedido. Após reclamações terem sido enviadas ao governo, o Ministério da Cidadania se manifestou.

Resposta do governo

A equipe da Consulta Pública enviou ao Ministério da Cidadania o exemplo de três pessoas que não obtiveram o resultado de suas contestações sobre o auxílio emergencial. A resposta oficial foi a seguinte:

“O resultado do processamento de dados dos três cidadãos citados, que constatou o descumprimento dos critérios legais para o recebimento do Auxílio Emergencial 2021, foi divulgado no dia 16 deste mês (abril). Eles apresentaram contestação, que está em análise, e o resultado será disponibilizado nos próximos dias”.

Sendo assim, pessoas que ainda não obtiveram o resultado de suas contestações no site do Dataprev deverão ser atualizadas em breve. Enquanto isso, muitos continuam no aguardo do pagamento da 1ª parcela do Auxílio Emergencial.

O que causa o bloqueio do Auxílio Emergencial

O Dataprev e o Ministério da Cidadania realizam, todos os meses, o cruzamento de dados de pessoas que solicitaram ou estão recebendo o auxílio emergencial. Este “pente fino”, tem como objetivo fazer com que pessoas que não se enquadram mais nos requisitos do subsídio deixem de receber o benefício.

Há uma série de motivos que podem levar a suspensão do auxílio emergencial para o beneficiário, como: possuir emprego formal; possuir CPF em situação irregular; ser agente ou servidor público na ativa, aposentado ou pensionista; estar com o grupo familiar em desacordo com a Medida Provisória, entre outros.

Como consultar se o auxílio foi bloqueado

Para saber se o seu auxílio emergencial foi realmente bloqueado, você deve verificar o status do benefício. Primeiramente, acesse o Consulta Auxílio Dataprev e faça o seu login, por meio de dados como CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Caso o status do seu benefício estiver como inelegível, é porque ele foi bloqueado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.