Entre 2021 e 2022, o Google lançou o recurso de rolagem infinita nos resultados de sua busca em seu site, o que significava que a página de pesquisa não teria mais fim, eliminando-se os botões para as páginas seguintes. Assim, bastava deslizar ou descer a página para ver mais resultados. No entanto, a partir de agora, a gigante da tecnologia começou a descontinuação desse recurso, retomando os botões ao fim de cada página.
A função, na época de seu lançamento, caiu nas graças dos internautas de todo o globo, visto que deixava a tela menos poluída visualmente. Logo, com com a notícia de que o mecanismo deixará de existir, muitos lamentaram a remoção, em especial aqueles que são donos de seus próprios websites. Abaixo, confira todas as informações sobre a medida tomada pelo maior mecanismo de busca do mundo.
Fim da página infinita
A reportagem veiculada pelo portal estadunidense Search Engine Land disse que a mudança foi confirmado por um porta-voz do o Google. Embora a função ainda esteja disponível em terras brasileiras, a informação é de que a rolagem infinita começou a ser aposentada na última terça-feira (25) na versão para computadores. Dessa forma, o retorno das páginas numeradas já pode ser notada no desktop. Já nos celulares e tablets, ainda de acordo com a matéria, a função será desativada dentro dos próximos meses. A partir daí, retornará o botão de “Mais resultados” aos dispositivos móveis e “Próximo” aos computadores, ao final de cada página de pesquisa.
De acordo com o porta-voz ouvido pelo portal, a mudança dará mais rapidez ao mecanismo de busca, em vez de simplesmente mostrar resultados em que, muitas vezes, o usuário não está interessado. “O Google também nos contou que descobriu que carregar mais resultados automaticamente não levava a uma satisfação significativamente maior”, disse o Search Engine Land.
Impacto no internautas
Ainda segundo o portal, a informação é importante para quem possui sites próprios. Isso porque, se o seu site for jogado para a página dois, ele possivelmente receberá menos cliques e, consequentemente, menos tráfego do que com a opção de rolagem contínua, já que nem todo mundo visitará a página dois do Google.
Afinal de contas, na época em que o recurso foi lançado para dispositivos móveis, o mecanismo de busca afirmou que “a maioria das pessoas que desejam informações adicionais tende a navegar em até quatro páginas de resultados de pesquisa”. Depois disso, muitos dos sites resultantes de pesquisas ficam para trás.
Adição de 100 idiomas no Google Tradutor
Apesar da remoção da página infinita, a gigante da tecnologia incrementou um outro serviço muito querido pelos usuários: o Google Tradutor. Agora, a ferramenta possui 100 novos idiomas. Ao todo, são 111 dialetos e línguas oriundos de diferentes partes do mundo, incluindo a língua Hunsrik, falada predominantemente na região Sul do Brasil.
Isso só foi possível graças ao grande modelo de linguagem (Large Language Model, em inglês) PaLM 2, visto que o Google Tradutor usa Inteligência Artificial (IA) para realizar sua maior expansão já feita, uma vez que os idiomas recém-adicionados — que vão do Cantonês (China) ao Q’eqchi (México e Belize) — representam mais de 660 milhões de falantes.