Devido aos avanços tecnológicos, é possível solicitar pela internet a Carteira de Identidade Nacional (CIN), o documento que substituirá o Registro Geral (RG). Inclusive, o procedimento é super simples e totalmente de graça. Nesta matéria, vamos lhe apresentar um breve passo a passo de como obter a CIN sem sair de casa.
A CIN foi implementada pelo Governo Federal para trazer mais segurança e praticidade para todos os cidadãos do país, visto que o documento unifica informações e usa o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Dito isso, saiba como solicitá-la nas próximas linhas.
Passo a passo de como solicitar a CIN
Como destacado há pouco, o procedimento é muito simples e 100% gratuito. Acompanhe:
- 1º Passo: para conseguir obter o novo documento de identificação, é necessário possuir uma conta no Gov.br, usada para acessar os serviços do Governo Federal. Caso não tenha uma, basta criá-la no portal. Vale destacar que o cadastro serve para assegurar que ninguém se passe por você, confirmando sua identidade por meios digitais com total segurança.
- 2º Passo: agora, acesse o site ou aplicativo oficial (disponível para Android e iOS). Por lá, você pode encontrar todas as instruções para enviar seus documentos e fotos. Todo o procedimento é intuitivo, basta segui-lo para solicitar a CIN.
- 3º Passo: feito tudo isso, você pode baixar a versão digital da sua CIN e, se for de seu desejo, solicitar a versão física.
Fim do RG
O prazo para substituição total do RG pela CIN é até 2032. No entanto, os brasileiros já podem solicitar a emissão do novo documento. A seguir, confira as principais modificações realizadas:
- 1. A CIN unifica o RG e o CPF, tornando a sua identificação mais simples e segura;
- 2. Além de suas informações básicas, a CIN pode conter informações como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor, e o número de inscrição do PIS/Pasep;
- 3. A nova identidade tem validade de 10 anos, o que elimina a necessidade de realizar a emissão da CIN com muita frequência;
- 4. O novo documento possui um QR Code que permite a verificação da autenticidade do documento, protegendo o cidadão contra fraudes.
Demais benefícios
- 1. Maior praticidade: com um único documento, você terá acesso a diversos serviços;
- 2. Mais segurança: a CIN é mais segura e difícil de falsificar;
- 3. Modernização: a CIN é um documento moderno e alinhado com as novas tecnologias;
- 4. Integração de dados: a unificação dos dados em um único documento facilita a integração entre os diversos órgãos públicos.
Solicitação presencial
Para aqueles que não estão muito familiarizados com as ferramentas tecnológicas, é possível emitir a CIN em um órgão de identificação civil em seu Estado. Ao se dirigir à unidade mais próxima, lembre-se de estar munido dos seguintes documentos:
- 1. Certidão de nascimento ou casamento;
- 2. CPF;
- 3. Comprovante de residência;
- 4. RG (se possuir).