Com o mercado de trabalho cada vez mais digital, o e-commerce está cada vez mais em alta, especialmente este ano. É esperado que pequenos e médios empreendedores (PMEs) entrem na categoria e desfrutem da área tecnológica em seus serviços. A 8ª edição do NuvemCommerce revelou que 64% dos PMEs desejam aprender mais estratégias de e-commerce.
Isso significa que o aumento do portfólio em relação à tecnologia tem sido prioridade para empreendedores no país. Alinhada a isso, a expansão promovida pelo e-commerce traz inúmeros benefícios, tanto para os donos de empresas, quanto para os negociantes. Algumas ferramentas de automação e marketing têm sido a principal busca para esses.
Novos gateways de pagamento e checkout, por exemplo, são destaque no mercado para 2023. O processo visa facilitar estratégias para aumentar a taxa de conversão de vendas e profissionalizar cada vez mais as lojas virtuais. Nesse processo, negociantes de todo o país esperam aumentar seu faturamento.
Ainda segundo a Nuvemshop, cerca de 36% dos empreendedores pretendem investir na expansão tecnológica e em e-commerce, enquanto 16% visam contratar mais funcionários para ocupar o setor.
Tendências do e-commerce para 2023
Diante de toda abordagem realizada, é fato que o e-commerce tem um papel destacado frente às outras modalidades. Dessa forma, podemos destacar as seguintes tendências para este ano:
- Atendimento automatizado
Focado no uso de chatbots, otimizando o atendimento e aumentando a conversão de vendas no momento da compra.
2. Pix parcelado
Já é uma realidade e permite que o pagamento por Pix seja dividido, integrando mais empresas especializadas no processo.
3. Live Commerce
Produtos vendidos por meio de transmissões ao vivo em diversas redes sociais, como Youtube, Instagram e TikTok. A estratégia alia o entretenimento às vendas.
4. Fulfillment
Também chamada de “terceirização de estoque”, é uma opção que permite o armazenamento para empresas parceiras, otimizando tempo.