Aqueles que almejam dar o pontapé inicial em seu próprio negócio podem se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI), uma opção que oferece diversas vantagens aos empresários da classe, como carga tributária reduzida e acesso a benefícios previdenciários e um empréstimo de R$ 10 mil para começar o empreendimento.
Uma vez enquadrado como MEI, também é possível emitir notas fiscais, participar de licitações do governo brasileiro e obter crédito mais facilmente, além de contribuir para a economia do país. Logo, para ter acesso aos privilégios mencionados, basta solicitar a abertura do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
Linhas de crédito para quem é MEI
- 1. Microcrédito
O Microcrédito é uma das principais opções para quem é formalizado no regime, sendo oferecido por inúmeras instituições bancárias. O montante é voltado especialmente para pequenos negócios que precisam de capital de giro ou investimento. No que diz respeito aos benefícios, podemos destacar as taxas de juros reduzidas e o acompanhamento técnico, que ajuda o MEI a aplicar os recursos de forma eficiente.
- 2. Bancos digitais
Como bem sabemos, nos últimos anos, o Brasil foi “tomado” pela presença das famosas fintechs, uma vez que os bancos digitais são uma excelente alternativa por facilitar o acesso ao crédito. Instituições como o Nubank, Banco Inter e C6 oferecem linhas de crédito específicas para quem deseja ter o próprio negócio.
- 3. Cooperativas de crédito
As cooperativas de crédito nada mais são do que instituições financeiras que operam de maneira colaborativa, onde os próprios integrantes são donos e utilizam os serviços da organização. Essas empresas oferecem linhas de crédito com condições especiais para quem é MEI, como taxas de juros reduzidas e prazos de pagamento mais longos.
- 4. Empréstimo com garantia
Outra opção interessante para MEIs é o empréstimo com garantia de recebíveis. Nesse tipo de linha de crédito, o empresário utiliza as vendas futuras como garantia para obter o dinheiro. No entanto, antes de solicitá-lo, é de suma importância ter um planejamento financeiro conciso e sólido para não acabar com as chances de alavancar o seu negócio.
Oportunidades governamentais
Além das instituições financeiras, o Governo Federal libera aportes para fomentar o empreendedorismo em terras brasileiras, possuindo uma série de opções de empréstimos com taxas de juros reduzidas para quem é MEI. Geralmente, os montantes podem ser solicitados em companhias estatais. Entre elas:
- 1. Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe)
O Pronampe é um programa do Governo Federal que tem como objetivo apoiar micro e pequenas empresas. Logo, MEIs também podem se beneficiar da iniciativa, que oferece linhas de crédito com taxas de juros reduzidas e prazos de pagamento flexíveis.
- 2. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
O BNDES também oferece várias linhas de crédito que podem ser acessadas por MEIs. Por meio do BNDES Microcrédito, uma das modalidades mais atraentes, é possível financiar o capital de giro e investimentos de até R$ 20 mil. As condições de pagamento são únicas, com prazos longos e taxas de juros competitivas. Trata-se de uma das melhores opções para quem tem um negócio pequeno e deseja expandi-lo.