Nesta terça-feira (20), os brasileiros com registro ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), especialmente aqueles com o Número de Identificação Social (NIS) de final 2 já podem acessar os recursos do Bolsa Família de agosto por meio do aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS).
Para essa parcela de beneficiários, o montante de R$ 600 já foi depositado e pode ser sacado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal (CEF) ou pelo app, ficando a critério do contemplado. Os demais contemplados pelo programa de transferência de renda devem aguardar os próximos dias para receber a quantia, visto que o cronograma é escalonado.
Bolsa Família: repasses de agosto
Como de praxe, os pagamentos são feitos nos últimos 10 dias úteis de cada mês, seguindo uma ordem baseada no último dígito do NIS dos titulares. O método adotado tem como objetivo evitar grandes aglomerações — visto que são 20 milhões de brasileiros agraciados — e assegurar que todos recebam o dinheiro sem complicação. Abaixo, veja o calendário completo:
- Beneficiários com NIS terminado em 1: depósito no dia 19 de agosto (pago);
- Beneficiários com NIS terminado em 2: depósito no dia 20 de agosto (pago hoje);
- Beneficiários com NIS terminado em 3: depósito no dia 21 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 4: depósito no dia 22 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 5: depósito no dia 23 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 6: depósito no dia 26 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 7: depósito no dia 27 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 8: depósito no dia 28 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 9: depósito no dia 29 de agosto;
- Beneficiários com NIS terminado em 0: depósito no dia 30 de agosto.
Como ingressar no programa e receber os recursos?
Os interessados precisam se dirigir até o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e solicitar a entrada no CadÚnico, a porta de entrada para uma série de benefícios do Governo Federal, voltado para a inclusão de famílias de baixa renda. Uma vez cadastrado, é preciso aguardar a análise de enquadramento.
Vale destacar que estar no CadÚnico não significa a entrada automática nas iniciativas governamentais, uma vez que cada um deles possui suas próprias regras. Todavia, a inscrição é um pré-requisito para que o registro seja avaliado pelas autoridades competentes.
Onde sacar o benefício?
Os segurados recebem e podem movimentar os valores pelo app Caixa Tem e internet banking. Ou seja, não é preciso ir até uma agência da CEF — que é responsável pelo pagamento do Bolsa Família — para realizar o saque. De acordo com o banco estatal, os beneficiários também podem utilizar o cartão do programa para realizar compras nos estabelecimentos comerciais, por meio da função débito.
Além disso, há a opção de realizar saques nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, bem como nas já mencionadas agências da CEF. Independentemente da forma escolhida, o importante é estar atento ao cronograma para não perder a data exata de pagamento.