Todos os meses, o Bolsa Família concede, no mínimo, R$ 600 para mais de 20 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. O auxílio financeiro tem como objetivo ajudá-las a terem acesso a serviços básicos, como saúde e educação. No entanto, para receber o montante, é de suma importância seguir as normas impostas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), pasta responsável pelo programa.
Neste sentido, aqueles que não estiverem seguindo as regras do Bolsa Família terão o benefício de agosto suspenso pelo MDS. Pensando nisso, nesta matéria, vamos revelar quais são as famílias contempladas pelo programa que não receberão o recurso na próxima rodada de pagamentos, programada para ser iniciada no dia 19.
Quem ficou de fora do Bolsa Família de agosto?
Para garantir que os repasses cheguem a quem realmente precisa, o programa de transferência de renda possui diversas regras de permanência. Logo, ficar em desacordo com as diretrizes acarretará em punições. A seguir, saiba quem não vai receber o benefício:
- 1. Beneficiários que estão com o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) desatualizado há mais de dois anos;
- 2. Famílias cujas crianças na faixa etária entre quatro e 17 anos não estão frequentando a escola;
- 3. Famílias que não estão com a caderneta de vacinação atualizada;
- 4. Gestantes que não estão realizando o acompanhamento pré-natal;
- 5. Famílias que não estão realizando o acompanhamento nutricional dos infantes menores de sete anos.
Caso o MDS identifique algum dos comportamentos mencionados acima, o titular pode ter o seu Bolsa Família suspenso e até mesmo bloqueado até que a situação seja resolvida em uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Inclusive, de acordo com a pasta, cerca de 600 mil famílias tiveram seus recursos congelados no mês passado. Sendo assim, quem ainda estiver com o bloqueio ativo em agosto não receberá as parcelas do benefício.
Como consultar o benefício?
Ainda segundo o MDS, a atualização do aplicativo do Bolsa Família (disponível para Android e iOS) foi feita na última terça-feira (6) e, com isso, a folha de pagamento já foi definida, bem como a disponibilização das quantias. Sendo assim, as consultas como valores, datas e situação do benefício podem ser feitas por meio dos seguintes canais:
- 1. Aplicativo Caixa Tem;
- 2. Aplicativo Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- 3. Portal Cidadão da Caixa;
- 4. WhatsApp do Bolsa Família, por meio do número +55 61 4042-1552;
- 5. Central de Atendimento 121.
Todavia, vale lembrar que os números oficiais, seja dos segurados ou do valor total investido pelo Governo Federal em agosto, será divulgado apenas no primeiro dia de pagamento, por conta da atualização total da base de dados do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec). Portanto, fique atento aos canais oficiais para não perder nenhuma informação relevante sobre o Bolsa Família.