Uma nova pesquisa do IBGE revela que, em 2022, 2,1 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) no Brasil eram beneficiários do Bolsa Família, correspondendo a 14,1% do total de 14,6 milhões de empreendedores no país. Este estudo, parte do relatório “Estatísticas dos Cadastros dos Microempreendedores Individuais”, mostra que muitos brasileiros estão buscando empreender para complementar a renda familiar.
Durante o ano de 2022, o programa Bolsa Família, anteriormente conhecido como Auxílio Brasil, abrangia famílias com renda per capita de até R$ 218, permitindo que seus beneficiários também atuassem como MEIs. Os dados do IBGE são os primeiros a integrar informações sobre programas sociais ao perfil dos MEIs no Brasil. Em 2022, cerca de 28,4% dos 4,1 milhões de MEIs inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) eram beneficiários do Bolsa Família. Deste grupo, quase metade, ou seja, 49,8%, recebia o benefício.
O estudo também destaca que a maioria dos MEIs beneficiários do Bolsa Família são mulheres (59,5%). Em termos de educação, 64,5% desses empreendedores não possuem ensino superior, tendo apenas concluído o ensino fundamental e médio. A faixa etária predominante é de 30 a 49 anos, representando 58,6% do total. Entre os que informaram sua cor, 54,5% se identificam como pretos ou pardos.
No aspecto regional, a pesquisa revela que a Bahia possui a maior proporção de MEIs inscritos no CadÚnico, com 41,3%, enquanto Santa Catarina tem a menor proporção, com 14,9%. Em números absolutos, o país registrou um aumento de 1,5 milhão de MEIs em 2022, totalizando 14,6 milhões, o que representa 18,8% da força de trabalho nacional.
A maioria dos MEIs, 69,4%, ingressou na categoria nos últimos cinco anos, e 51,5% estavam ativos no setor de serviços. A atividade de cabeleireiro destaca-se como a mais comum entre os MEIs, com 9% dos profissionais atuando nessa área. Mais de um terço dos MEIs realiza suas atividades em casa, com setores como informação e comunicação, educação, e transporte apresentando as maiores proporções.
Calendário do Bolsa Família de agosto
Neste mês de agosto, o governo federal distribui os pagamentos do Bolsa Família com base no último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário, como vem sendo costumeiramente. Confira os repasses:
- NIS final 1: 19 de agosto;
- NIS final 2: 20 de agosto;
- NIS final 3: 21 de agosto;
- NIS final 4: 22 de agosto;
- NIS final 5: 23 de agosto;
- NIS final 6: 26 de agosto;
- NIS final 7: 27 de agosto;
- NIS final 8: 28 de agosto;
- NIS final 9: 29 de agosto;
- NIS final 0: 30 de agosto.
A movimentação dos valores pode ser feita através do aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS.