Este método de 120 anos vai te ajudar a criar bons hábitos com dinheiro

Conheça a regra centenária que pode mudar completamente sua vida financeira

Segundo um estudo realizado em 2023 pelo Credit Karma, 69% dos estadunidenses tiveram arrependimentos financeiros no decorrer do ano. Entre as principais lamentações, é não ter poupado dinheiro, representando 31% dos entrevistados. Todavia, existe um princípio que você provavelmente conhece, sendo ele o responsável por mudar completamente a capacidade de construir e manter hábitos financeiros saudáveis de muitas pessoas.

Lá em 1906, na Itália, Vilfredo Pareto percebeu que a maioria de suas preciosas ervilhas pereceria, exceto por uma pequena porção, que constituía a maior parte de sua safra. Sendo mais específico, o italiano observou que 20% de seus produtos produziam 80% de sua colheita.

A partir daí, Pareto estendeu esse princípio para a macroeconomia, mostrando que 80% da riqueza na Itália era de propriedade de 20% da população. Em algum momento, você já deve ter ouvido falar da regra 80/20. Caso contrário, iremos te explicar.

A regra em questão serve como uma maneira de posicionar a construção de seus hábitos, principalmente se você for uma pessoa perfeccionista ou que pensa demais. Na teoria, o hábito é bem simples, mas, na prática, é um tanto complicado: encontrar os 20% do seu tempo, recursos e esforços que podem render 80% dos resultados ou recompensas em seus objetivos financeiros.

Saiba como priorizar 20% das contas que mais trazem retorno

Método nº 1

O primeiro passo para aplicar a regra 80/20 é olhar para suas finanças da mesma forma que Pareto olhou para as ervilhas. Sendo assim, em vez de dedicar muito tempo a contas de dinheiro com retorno mínimo, priorize os 20% que têm o maior potencial de ganho. Para facilitar o entendimento, confira um exemplo:

  • 1. Identifique 20% dos seus melhores ativos ou investimentos nos quais você pode ter confiança em crescer;
  • 2. Mova esses itens que você tem evitado do final da lista para o topo;
  • 3. Concentre-se em aumentar seus investimentos em aposentadoria em vez de apenas coletar recompensas de cartão de crédito.

O princípio também pode ser aplicado na priorização do que recebe sua atenção no orçamento mensal. Caso gaste muito dinheiro em comida, por exemplo, reserve outros itens em seu orçamento do mês e concentre esses 20% extras de energia na otimização de como você faz compras, planeja e prepara suas refeições. Em outras palavras, deixe de lado outras prioridades e, talvez, nos próximos meses, você descubra a rotina que pode manter.

Método nº 2

A segunda forma de aplicar a regra 80/20 é eliminar os 20% das suas contas que estão lhe tirando o sono. Sendo assim, identifique os 20% dos boletos que estão causando 80% do estresse. Eliminá-los poderia reformular a trajetória do seu futuro financeiro.

Em 1940, um pesquisador de gerenciamento de operações chamado Dr. Joseph Juran, descobriu que 80% dos defeitos dos produtos resultavam em 20% dos problemas nos métodos de produção. Mesmo que você não seja um especialista em operações, isso é bem simples de entender.

Em outras palavras, em vez de lidar com elas pouco a pouco, concentre-se em se livrar delas de uma vez só. Isso pode ser uma ou duas contas ou contas recorrentes, bem como aquela dívida na qual você não fez progresso. Talvez, seja o sentimento de que você não tem o suficiente em poupança. Todavia, agora é a hora de torná-la seu principal 20% e reduzir 80% do seu estresse.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.