Ataque hacker? Revelado motivo do apagão em sistema de aviação nos EUA

Nesta quarta-feira (11), uma série de voos foram afetados nos Estados Unidos causados por um arquivo corrompido no banco de dados no sistema Notam. Segundo a FAA (Administração Federal de Aviação), não houve nenhum ataque hacker ao sistema de voos.

O sistema Notam, que teve dados corrompidos, é um alerta que os pilotos costumam receber sobre seus respectivos voos, além de perigos ou alterações relevantes nos aeroportos. O sistema da FAA rastreou o motivo do apagão até um banco de dados danificados, descartando qualquer possibilidade de ataque cibernético.

Em comunicado, a FAA abordou que está “tomando todas as medidas necessárias para evitar que esse tipo de interrupção aconteça novamente. Nosso trabalho preliminar rastreou a interrupção em um arquivo de banco de dados danificado. Neste momento, não há evidências de um ataque cibernético”.

Cerca de 8 mil voos foram atrasados e 1,2 mil foram cancelados na tarde de quarta, segundo o FlightAware (serviço de rastreamento de voos). Dentre os aeroportos mais afetados, o La Guardia (em Nova York) e o Reagan National (em Washington DC) foram os mais prejudicados.

Ataques hacker já aconteceram em sistema de aviação nos EUA

Apesar do apagão não ter sido alvo de ataque de hackers, o sistema de aviação nos EUA já sofreu crimes cibernéticos recentes. No ano passado, os sites dos principais aeroportos dos Estados Unidos ficaram fora do ar depois de ataques contra a rede aérea norte-americana.

O ataque na época foi promovido por um grupo de hacker pró-Rússia, na qual desconectaram os sites após sobrecarregarem o mesmo. O ataque é conhecido como negação de serviço (DDOS, na sigla em inglês).

Mesmo sem impacto nas operações, o ataque hacker prejudicou a parte pública dos servidores que ofereciam informações sobre voos e serviços de diversas companhias aéreas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.