Qual a taxa de juros do empréstimo consignado?

0

A lei que libera a contratação de empréstimo consignado por beneficiários do Programa Auxílio Brasil já foi sancionada, mas sem estabelecer um limite de taxa de juros.

Lei N° 14.431, de 3 de agosto de 2022, autoriza os beneficiários do programa a comprometerem até 40% do valor recebido mensalmente para efetuar os pagamentos das parcelas do consignado para bancos e financeiras.

O texto da lei não definiu as regras que deverão ser seguidas por essas empresas ao oferecerem o empréstimo consignado, como taxas de juros e em quantas vezes será possível efetuar os pagamentos.

Portanto, ainda não é possível afirmar qual a taxa de juros do consignado do Auxílio Brasil, pois essa e outras informações a respeito do assunto serão publicadas na regulamentação do empréstimo.

Empréstimo Consignado Auxílio Brasil

A regulamentação

Essa regulamentação já estaria pronta para ser publicada, aguardando apenas a realização de uma possível cerimonia do Ministério da Cidadania para divulgar formalmente a liberação do empréstimo consignado.

Esperasse que essa regulamentação defina um teto para as taxas de juros, evitando possíveis cobranças abusivas por parte de algumas empresas que, atualmente, já realizam o pré-cadastro para o empréstimo com simulações de taxas de 80% ao ano.

O valor é considerado abusivo já que, para aposentados e pensionistas da Previdência por exemplo, o consignado foi liberado com taxas de 2,14% ao mês, valor médio cobrado pelo mercado nessa modalidade de empréstimo.

Empréstimo consignado e a taxa de juros

O empréstimo consignado é aquele que é oferecido ao cliente tendo como garantia de pagamento o desconto das parcelas diretamente na folha de pagamento, antes mesmo do cliente receber, evitando portanto a possibilidade de atrasos.

No caso dos beneficiários do Auxílio Brasil, os descontos serão feitos no benefício recebido mensalmente, antes mesmo do pagamento as famílias, dando aos bancos e financeiras a garantia de recebimento.

Portanto, as taxas de juros desse empréstimo costumam ser baixas já que elas são definidas de acordo com o risco de calote e, como nesse caso os pagamentos são garantidos, é natural que as taxas sejam menores do que outras modalidades de empréstimos.

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais

Empréstimo do Auxílio Brasil não saiu por isso Empréstimo consignado do Auxílio Brasil travou por esse motivo Consulta Auxílio Gás junho liberada no aplicativo Calendário Auxílio Brasil abril 2022 começa nesta semana Empréstimo consignado do Auxílio Brasil e BPC segue indefinido