Laudo Cautelar: Valor, O que é, Laudo Reprovado e mais do Laudo Veicular

O laudo cautelar é um documento que tem o objetivo de identificar se um veículo está em condições de circular. Por meio dele, é possível saber informações detalhadas sobre o automóvel.

O processo que não abrange vistoria mecânica, observa todas as regulamentações previstas dentro das normas  de circulação, como por exemplo, número do chassi, lacres da placa, velocímetro, entre outros. Mais de 150 itens são verificados.

A sua emissão só pode ser feito através de empresas autorizadas e especializadas para fazer a vistoria. E,vale destacar que ele é indispensável para a prevenção de multas.

O que é o Laudo Cautelar?

Entre os itens já citados acima, o Laudo Cautelar checa:

Câmbio e motor;

Etiquetas de identificação;

Vidros;

Faróis;

Pintura;

Escapamento;

Itens de segurança;

Suspensão.

Qual é o valor de um Laudo Cautelar?

O valor do Laudo Cautelar depende da empresa que presta o serviço, no entanto, a média é de R$ 250.

Esta empresa deve ser escolhida com cautela pois todo os dados do veículo serão fornecidos, ou seja, é necessário verificar se o local realmente é autorizado para a realização deste trabalho.

laudo cautelar

Laudo Cautelar Reprovado

Como se trata de uma vistoria rigorosa da qual visa identificar se existe algum irregularidade no veículo, muitos laudos são reprovados. Quando isso acontece, influência na desvalorização do carro.

Nesses casos, o dono de veículo tem o prazo de 90 dias para recorrer e contato a seguradora ou da própria oficina, caso tenha realizado algum trabalho fora do padrão.

Outra opção, é a solicitação de um advogado para verificar o caso e se certificar de que o automóvel continuará correspondendo aos eu valor da tabela FIPE.

Outras identificações importantes pelo Laudo Cautelar

Passagem por leilão;

Sinistro acionado;

Boletim de ocorrência;

Quantos donos o veículo já teve.

Quando deve ser feito o Laudo Cautelar?

O procedimento deve ser feito na compra de um novo veículo, ainda durante o processo de negociação. Ele tende a evitar que o dono tenha dores de cabeças futuras, não se deparando com restrições surpresas.

O Detran é responsável for fazer a homologação do laudo veicular e tem validade por todo o Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.