BPC pagará décimo terceiro? Foi antecipado? Diferença para os aposentados!

Beneficiários do BPC /Loas recebem o benefício normalmente, porém, sem direito ao 13º.

Os segurados do  Benefício de Prestação Continuada (BPC), podem não receber a antecipação do 13º salário pago pelo INSS. Nas últimas semanas, muito se tem falado sobre a antecipação do abono de natal para os brasileiros ligados ao sistema previdenciário. Apesar disso, apenas um grupo específico será comtemplado.

Como uma das medidas anunciadas para conter os efeitos da crise econômica provocada pela COVID-19, a antecipação do 13º salário promete injetar dinheiro na economia e proteção aos mais vulneráveis, como aposentados e pensionistas.

No entanto é preciso atenção, o benefício não é garantido por lei para todos os beneficiários ligados ao INSS.

Quem recebe pagamentos referentes a pensões e aposentadorias terão suas antecipações garantidas. Já os segurados do BCP, até o presente momento, ficarão de fora do pagamento do adiantamento do 13º.

DÉCIMOT TERCEIRO BPC LOAS

13° salário BPC/Loas

O BCP é pago pelo INSS e destinado para a população sem meios de prover a própria subsistência. Quer dizer, as pessoas deficientes ou portadoras de doenças que inviabilizem a realização de atividades laborais, são as beneficiadas.

Entre as regras para o recebimento do benefício, estão:

  • Cidadão com mais de 65 anos ou comprovação de que não pode mais trabalhar e ter uma vida normal por questões de saúde.

Uma vez aprovado, o pagamento tem por base o salário mínimo (R$1100,00).  Apesar disso, alguns recebimentos não contemplam quem recebe o BPC, como: abono salarial e 13º salário.

Quem recebe o décimo terceiro antecipado?

Somente os aposentados e pensionistas do INSS, exceto os beneficiários do BPC/Loas.  Com os aposentados e pensionistas recebendo um valor um pouco maior do que o normal em duas parcelas, até o mês de julho. O pagamento será em duas parcelas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.