Refazer o cadastro do Auxílio Emergencial: Será possível? E novos cadastros? Entenda!

Auxílio Emergencial 2021 foi aprovado e prorrogado. É possível fazer novo cadastro? E atualizar o cadastro? Entenda!

Com a criação do Auxílio Emergencial 2021, prorrogado até outubro, muitos beneficiários ficaram em dúvida sobre a necessidade e a possibilidade de refazer o cadastro, principalmente no que diz respeito as atualizações de informações do ano anterior.

O que aconteceu por parte do Governo Federal foi o aproveitamento de dados de 2020, mais especificamente do mês de abril, ou seja, todos os dados disponíveis para o Governo em abril de 2020 foram considerados. Essa análise defasada fez com que grupos familiares que já mudaram fossem considerados como estavam no ano anterior.

O ponto positivo foi a criação de um auxílio que não necessita de nenhuma atualização cadastral ou recadastramento, no entanto, a análise de grupos familiares que já mudaram fez com que muitos auxílios não fossem deferidos, além daqueles que foram enquadrados em cotas erradas por uma análise desatualizada.

auxilio-emergencial-2021-recadastramento

Portanto, não é possível atualizar o cadastro do Auxílio Emergencial 2021 e os grupos familiares seguirão sendo analisados conforme as informações de abril de 2020 até o fim do benefício.

Pessoas tiveram que refazer o cadastro do auxílio emergencial em 2020

No ano passado, quando o auxílio emergencial foi lançado, muitas pessoas que realizaram o cadastro tiveram seus pedidos de auxílio negados. Por isso, tiveram que refazer o cadastro para conseguir obter o benefício.

Foram milhares os brasileiros que necessitavam do auxílio emergencial e tiveram seus pedidos negados. Eles se depararam com uma mensagem “dados inconclusivos”, e para poder receber o auxílio emergencial precisavam refazer o cadastro.

Em 2020, os motivos das pessoas terem seu auxílio emergencial negado eram:

  • Possuir um emprego formal;
  • Óbito de membro da família;
  • Receber algum benefício, como: Seguro-Desemprego, Seguro Defeso ou INSS;
  • Ter uma renda familiar mensal superior a 3 salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa.

Visto que esses eram os motivos de as pessoas terem seu auxílio emergencial negado, não é impossível que seja solicitado um novo recadastramento. Pois, ocorreram mudanças em muitas coisas, por exemplo, o valor do salário mínimo foi elevado. E muitos beneficiados podem já ter conseguido um emprego formal.

Será necessário refazer o cadastro do auxílio emergencial?

Nenhum recadastramento do Auxílio Emergencial será necessário. Inclusive, para o novo Bolsa Família, já chamado de Auxílio Brasil, o Governo Federal não utilizará o banco de dados do Auxílio Emergencial. Apenas passarão para o novo programa aqueles que já fazem parte do Bolsa Família.

Quem faz parte do Bolsa Família já está, automaticamente, no Cadastro Único, e esse sim precisa ser sempre atualizado para que as informações disponíveis ao Governo sejam condizentes com a realidade social de cada família.

Novos cadastros Auxílio Emergencial

Outro ponto importante são os novos cadastros. Brasileiros que não solicitaram o auxílio em 2020, mas em 2021 estão em situação vulnerável, cobram que novo período de inscrição seja aberto.

No entanto, a própria Medida Provisória do benefício já vedou essa possibilidade, fazendo assim com que novos cadastros não sejam aceitos no Auxílio Emergencial 2021. Para o Auxílio Brasil o Governo estuda formas de lançar um novo aplicativo para cadastros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.