A Nestlé, uma das maiores fabricantes de chocolates do mundo, anunciou o encerramento da produção da clássica barra de caramelo Caramac, que conquistou gerações de fãs ao longo de mais de 60 anos nas prateleiras dos mercados.
Segundo a empresa, a decisão foi tomada devido à queda expressiva nas vendas do produto nos últimos anos, tornando sua produção economicamente inviável — o que vinha gerando pequenos prejuízos à empresa. O comunicado foi feito por meio das redes sociais da Nestlé, gerando comoção entre os apreciadores do doce, repercutindo amplamente na internet. Veja o que foi dito pela gigante do ramo alimentício:
““Lamentamos muito decepcionar os fãs, infelizmente tivemos que tomar a difícil decisão de descontinuar o Caramac. Sabemos que os fãs ficarão desapontados ao ver isso acabar, mas esta mudança nos permitirá focar em nossas marcas de melhor desempenho, bem como desenvolver inovações emocionantes para encantar o paladar dos consumidores”, escreveu a Nestlé.
Perda de espaço entre os consumidores
Apesar de seu design inconfundível com embalagens amarelas e vermelhas, o Caramac não conseguiu acompanhar as mudanças nas preferências dos consumidores. A Nestlé, em resposta ao baixo número de vendas da marca, optou por focar seus recursos em marcas de maior sucesso, como o KitKat. De acordo com a marca, a decisão faz parte de uma estratégia de priorizar produtos mais rentáveis no mercado.
A reação dos fãs foi praticamente imediata, com milhares de comentários na postagem que anunciou a descontinuação do Caramac, no fim de 2023. Em uma tentativa desesperada de reverter a decisão, um admirador criou uma petição online, com milhões de assinaturas — o que muito provavelmente não deve sair do papel.
Curiosamente, a mobilização dos fãs deu resultado. No fim de julho deste ano, a Nestlé anunciou o retorno por tempo limitado do Caramac. “Quando a notícia da descontinuação do Caramac surgiu em novembro passado, fãs apaixonados por todo o país pediram seu retorno, decepcionados por não terem experimentado uma última vez. A Nestlé UK & Ireland ouviu o feedback e decidiu criar uma oportunidade especial para os fãs aproveitarem o Caramac novamente por um período limitado”, disse a empresa.
O Caramac, originado no Reino Unido em 1959 pela Mackintosh’s, tornou-se um pilar da confeitaria britânica. A história do doce remonta a um concurso de nomeação na Mackintosh, resultando na combinação de “Caramelo” e “Mackintosh”. A edição especial do Caramac estará disponível enquanto durarem os estoques. Portanto, caso queira adquirir o seu, é preciso correr e aproveitá-lo pela última vez.
Valores Nestlé
A Nestlé formaliza a abordagem de Criação de Valor Compartilhado para seus negócios pela primeira vez em 2006, e lança os programas Nestlé Cocoa Plan e Nescafé Plan para desenvolver, cada vez mais, cadeias de produção sustentáveis de cacau e café. Enquanto consolida sua posição nos segmentos tradicionais, fórmulas infantis e alimentos congelados, a Nestlé reforça seus esforços na nutrição médica.