Inspeção obrigatória na energia solar: Associação defende mudança

A Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) divulgou um pedido de criação de uma inspeção obrigatória antes do funcionamento de um sistema fotovoltaico. Instalações de energia solar têm sido comuns nas casas dos brasileiros.

Só para se ter uma ideia, houve um crescimento de 52,2% na utilização de energia solar entre janeiro e outubro do ano passado. Os dados são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e consideram as usinas de grande porte e sistemas de geração distribuída.

Apesar do sistema favorecer o consumo mensal para aqueles que o possuem, a Abrac defende que há falta de mecanismos necessários para garantir a segurança desse tipo de energia, o que tem contribuído para o aumento de incidentes relacionados com essa fonte energética. Somente até o mês de setembro, o Bradesco, por exemplo, registrou um salto de 170% no faturamento de sistemas de energia solar em decorrência dos incidentes.

Entre as principais causas do pedido de inspeção obrigatória, a Abrac defende que diversos incêndios estão sendo causados pela instalação incorreta do inversor de energia solar acoplado ao quadro de distribuição.

Inmetro exige testes rigorosos

Segundo a Portaria nº 004/2011 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), é necessária a certificação de todos os módulos e inversores para sistemas fotovoltaicos. O órgão estabelece que o padrão é a garantia que o produto passou por testes rigorosos de segurança antes de chegar no consumidor final.

De acordo com o próprio presidente da Abrac, Masao Ito, “A certificação compulsória nada mais é que a obrigatoriedade de o produto ser certificado antes de ser produzido em larga escala e comercializado”.

Além dos projetos para a instalação apresentarem imperfeições, Ito defende que os profissionais devem ser qualificados para o serviço, o que diminuiria os incidentes causados pelo sistema.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.