Caixa antecipa calendário do Auxílio Gás outubro; novas datas

A Assessoria de imprensa da Caixa informou na manhã desta segunda-feira (3) que antecipará os pagamentos de outubro do Programa Auxílio Gás, que deverá começar com sete dias de antecedência em relação ao calendário original para este mês.

O crédito, previsto inicialmente para ser realizado no dia 18 de outubro, ocorrerá a partir do dia 11 para os beneficiários com final do Número de Inscrição Social (NIS) 1, com término previsto para o dia 25, conforme calendário abaixo:

  • Final do NIS 1 – 11 de outubro;
  • Final do NIS 2 – 13 de outubro;
  • Final do NIS 3 – 14 de outubro;
  • Final do NIS 4 – 17 de outubro (liberado no sábado, 15, por conta de ser em uma segunda);
  • Final do NIS 5 – 18 de outubro;
  • Final do NIS 6 – 19 de outubro;
  • Final do NIS 7 – 20 de outubro;
  • Final do NIS 8 – 21 de outubro;
  • Final do NIS 9 – 24 de outubro (liberado no sábado, 22, por conta de ser em uma segunda);
  • Final do NIS 0 – 25 de outubro.

O Auxílio Gás é pago as famílias bimestralmente, ou seja, a cada dois meses, e o último repasse ocorreu em agosto, ocasião em que 5,6 milhões de famílias receberam R$110, valor equivalente ao preço médio nacional de um botijão de 13kg do gás de cozinha, e em outubro esses números devem se repetir.

Auxílio gás outubro antecipado

No último sábado (1) as datas antecipadas já constavam na Central de Atendimento da Caixa, que atende pelo número de telefone 111, porém, logo depois foram retiradas, passando a constar no aplicativo Caixa Tem no dia seguinte, domingo (2).

O calendário que já constava no Caixa tem dizia que os pagamentos do Auxílio Gás que deveriam começar no dia 18 de outubro e seguir até o dia 31 sofreriam uma antecipação de sete dias, começando no dia 11 de outubro e terminando no dia 25, a terça-feira da semana do segundo turno das eleições.

No entanto, a divulgação das datas no aplicativo e na Central de Atendimento não garantiam a antecipação, pois era necessário que o Ministério da Cidadania ou outro órgão do governo anunciasse a antecipação de forma oficial, fato que ocorreu nesta manhã com a oficialização do calendário pela Caixa.

Pagamento Auxílio Gás Outubro

Beneficiários do Auxílio Gás podem receber o benefício pelo cartão do Auxílio Brasil caso também recebam esse benefício, cartão que permite realizar compras nos estabelecimentos comerciais por meio da função de débito e realizar saques nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui, além das agências da CAIXA.

Já pelo aplicativo CAIXA Tem, que pode ser baixado gratuitamente na Play Store, para aparelhos com sistema Android, e na App Store, para aparelhos com sistema IOS (Apple), é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual do Auxílio Brasil e QR Code, por meio de mais de nove milhões de maquininhas de cartão espalhadas por todo o Brasil.

O beneficiário também pode realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas, e utilizando o aplicativo CAIXA Tem também é possível realizar saques nas Casas Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui e terminais de autoatendimento, por meio da geração de token diretamente no aplicativo.

Quem recebe o Auxílio Gás em outubro?

Têm direito ao Auxílio Gás todas as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa (R$606), inclusive as famílias que já recebem benefícios de programas do governo, como o Auxílio Brasil, por exemplo.

Recebem também as famílias que tenham alguma pessoa que mora na mesma casa, que recebe o benefício de prestação continuada da assistência social, inscritas ou não no CadÚnico, e terão prioridade no recebimento as famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Apesar disso, estar inscrito no CadÚnico não garante o recebimento do Auxílio Gás, pois estima-se que mais de 30 milhões de famílias tenham direito ao benefício enquanto apenas 5,6 milhões de famílias recebem o beneficio de fato, situação que, de acordo com o governo, acontece devido a falta de recursos para o programa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.