Concurso do INSS: governo decidiu reduzir a realização da seleção

O governo decidiu reduzir para dois meses o prazo entre a publicação do edital e a aplicação da prova do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 1° de agosto e alterou o prazo que anteriormente era de seis meses.

Devido ao encurtamento desse prazo, aqueles que desejam participar do concurso do INSS terão menos tempo para se preparar paras as provas que deverão ter seu edital divulgado em breve.

Segundo a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social (Fenasps), entre 2005 e 2022, a quantidade de funcionários ativos no INSS caiu de pouco mais de 42 mil para 19 mil, causando um déficit de 23 mil sevidores.

O Concurso do INSS 2022

A publicação da Portaria SEDGG/ME Nº 5.315 que autorizou a realização do concurso do INSS aconteceu no dia 13 de junho, através do Diário Oficial da União (DOU) e os aprovados serão convocados, de acordo com a classificação, para trabalhar nas Agências da Previdência espalhadas pelo país.

A realização do concurso depende da autorização do Ministério da Economia que, primeiro verifica à existência de vagas e à adequação orçamentária e financeira para depois autorizar.

Serão preenchidas 1.000 vagas para o cargo de Técnico do Seguro Social com salários em torno de R$5.447,00 ao mês e para essas vagas, o Instituto exige dos inscritos apenas formação no ensino médio.

Solicitação de funcionários

A realização de concurso para o INSS é uma reivindicação antiga dos servidores do órgão, incluindo médicos peritos, que já paralisaram as atividades neste ano por dois meses.

Inicialmente foram solicitadas 7.000 vagas, mas a portaria liberou apenas 1.000, o que já representa um avanço, segundo o ministério do Trabalho e Previdência.

O último Concurso do INSS aconteceu em dezembro de 2015 para preencher 950 vagas para cargos de analista e técnico do seguro social, esse último com salário de R$4.886,87 ao mês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.