Data de expedição do RG: Como descobrir a data de emissão?

A data de expedição do RG (Registro Geral) ou Carteira de Identidade, como também é conhecida, indica quando o documento foi emitido.

A informação que é solicitado em situações especifica, como empréstimos e financiamentos, pode ser encontrada no verso do papel impresso.

Além disso, é possível fazer a consulta de forma online, caso o documento não esteja em mãos. Assim como o número do próprio RG, órgão emissor e UF.

Data de emissão no documento físico

No verso do documento, lado contrário de onde está a foto, é possível observar a data de emissão. A data de expedição fica clara e é correspondente ao dia em que o documento foi emitido. Com isso, é possível também observar se o documento está dentro do prazo de validade.

A carteira nacional de habilitação (CNH) também conta com data de expedição.

Como consultar a data de expedição online?

A data de expedição do RG pode ser consultada através de duas plataformas online, são elas o site e o aplicativo do Meu INSS.

Pelo site

Entre no portal Meu INSS;

Clique em “Entrar”;

Se ainda não possui cadastro, selecione a opção “Cadastrar senha” e preencha os campos com seus dados;

Faça o login, inserindo o CPF;

Selecione “Extrato de Contribuições (CNIS)”, na barra lateral de serviços;

Clique em “Dados cadastrais” e procure a aba de “Documentação”.

A data de expedição, número do RG e outras informações estarão disponíveis no campo “Identidade”.

Pelo aplicativo

Baixe o App Meu INSS;

Faça login com seu CPF;

Cadastre-se  caso não possua conta;

Entre no menu;

Selecione a opção “Extratos/Certidões/Declarações”;

Clique em “Meu cadastro”.

Ainda não tenho RG, como emitir?

O RG deve ser emitido pela primeira vez, em um ponto físico. É necessário que o cidadão compareça ao órgão responsável no estado em que reside e leve os seguintes documentos:

Certidão de nascimento original e cópia;

Certidão de casamento original e cópia. Obrigatório para mulheres casadas e viúvas;

Averbada, para divorciadas ou separadas consensualmente;

1 fotografia 3×4 colorida ou não, de frente e recente.

Perdi meu RG, e agora?

Quando um RG é perdido, basta solicitar uma segunda via pelo aplicativo ou site da Polícia Civil. Após a solitiação, um e-mail é enviado ao cidadão com as orientações para o pagamento da taxa.

A validação é feita de forma online e quando o documento fica pronto, basta ir até o local física da retirada (escolhido dentro da plataforma).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.