Cadastro Auxílio Brasil 2021: O que já se sabe do novo Bolsa Família?

O Auxílio Brasil é um novo programa social que irá substituir o Bolsa Família, previsto para entrar em vigor em novembro de 2021. Trata-se de um projeto da Medida Provisória (MP) nº 1.006, que envolve nove tipos de benefícios.

O público que já é beneficiado pelo Bolsa família, irá migrar de forma automática para o novo programa assim que a última parcela do auxílio emergencial for paga, prevista para outubro.

No entanto, há possibilidade que o poder público exija atualizações cadastrais. O texto que já foi entregue ao Congresso Nacional, está sendo analisado pela Câmara dos Deputados e o Senado.

O Auxílio Brasil irá disponibilizar novos cadastros?

O Governo Federal prevê que as pessoas que aguardam na fila para receber o beneficio do Bolsa Família, tenham prioridade na entrada do Auxílio Brasil. Mais de um milhão de famílias seguem na espera.

Além disso, uma nova forma de cadastro deve ser disponibilizada aos brasileiros, visando trazer soluções digitais criadas para o auxílio.

Há possibilidade de que os credenciamentos possam ser feitos pela internet ou nas próprias prefeituras da cidade em que o brasileiro reside, medida que ainda está sendo estudada pelo Governo Federal.

Valores pagos no Auxílio Brasil

Os valores que serão pagos através do beneficio financeiro serão definidos no final de setembro deste ano.  

Todavia, o presidente Jair Bolsonaro alega um aumento de no mínimo 50% acima da média do Bolsa Família, correspondente a R$ 192,00, ou seja, uma nova média próxima dos R$ 300,00.

Principais focos do Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil proporciona nove tipos de vantagens diferentes, porém seus principais focos são voltados ao Beneficio da Primeira Infância, Benefício de Composição Familiar e Benefício da Superação da Extrema Pobreza. Textos que estão redigidos na MP.

Há também os benefícios acessórios, sendo eles Auxílio Esporte Escolar, Bolsa de Iniciação Científica Júnior, Auxílio Criança Cidadã, Auxílio Inclusão Produtiva Rural, Auxílio Inclusão Produtiva Urbana e Benefício Compensatório de Transição.

Além disso, inclui o Programa Alimenta Brasil, medidas emancipatórias das famílias em vulnerabilidade social e microcréditos especiais.

Auxílio emergencial irá migrar para o Auxílio Brasil?

Por mais que o Governo Federal esteja avançando a medida para entrar em vigor logo após o fim do auxílio emergencial, o público que recebe este beneficio não irá migrar para o novo programa social.

A migração só acontecerá de forma automática para aqueles que já estão cadastrados no programa Bolsa Família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.