Resultado da contestação e em processamento: Quando a Dataprev divulgará?

Com o desaparecimento do botão "solicitar contestação", beneficiários suspensos têm dúvidas se irão avaliados para reestabelecimento do Auxílio Emergencial.

Alguns cidadãos tiveram o benefício do Auxílio Emergencial cancelado e contestaram essa decisão.  Muitos foram excluídos por critérios adotados em 2021 para viabilizar o pagamento do auxílio emergencial.

Com o agravo da crise econômica e os gastos com a pandemia, a concessão do benefício ficou restrita aqueles que se enquadram em situações de vulnerabilidade social. Com avaliações mensais, o Governo Federal verifica quem atende aos critérios estabelecidos. Dessa forma o Governo Federal, pode excluir da folha de pagamento quem não se enquadra nos seguintes critérios:

  • Trabalhadores informais;
  • Desempregados sem o seguro-desemprego;
  • Microempreendedores Individuais (MEI);
  • Pessoas com renda per capita de meio salário mínimo;
  • Pessoas com renda familiar de até três salários mínimos; e
  • Beneficiários do programa Bolsa Família.

Caso o beneficiário seja contratado para uma vaga de emprego com carteira assinada, durante a vigência do auxílio emergencial, ele pode ter seu benefício cancelado.

Análise em processamento

A Dataprev segue realizando análises (ainda da primeira parcela) para o público que contestou e também para um pequeno lote que ainda está em processamento e não teve nenhum resultado divulgado. Quando saírem seus resultados, estes receberão também uma janela de tempo para entrarem com as contestações, em data a ser divulgada.

O prazo de análise é de 10 dias corridos após o pedido ser feito. O prazo acabou para o público geral, dia 23 de abril. Para o público do Bolsa Família, termina em 1º de maio.

dataprev contestacao

Resultado da contestação

Existem esforços para a finalização das análises até o fim do de abril, mas a data mais provável é até meados do mês de maio.

Ao clicar em “solicitar contestação” a solicitação era enviada e o botão permanecia disponível para o usuário. E ao clicar novamente, aparecia a mensagem de que a solicitação já foi feita. Após o desaparecimento do botão de solicitação usuários relataram dúvidas se o pedido ainda era válido. A presença de uma mensagem como: “Você contestou, aguarde o resultado” resolveria a questão.

Botão da contestação sumiu

Se você entrou com a solicitação, em breve o resultado sairá para você. A ausência do botão de contestação não significa que o direito à análise foi perdido. Basta aguardar os resultados da Dataprev.

Agora, quem perdeu o prazo e o botão sumiu, não há o que ser feito. E quem o botão nem apareceu, é por estar em algum critério que não permite contestação. Esses critérios estão disponíveis para consulta nesta mesma página, no botão “critérios”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.