De acordo com o estudo feito pela We Are Social, em parceria com a Melwater, o WhatsApp foi o aplicativo mais popular entre os brasileiros no ano passado. Em nosso país, a plataforma de mensagens instantâneas foi utilizada por 169 milhões de pessoas, abrangendo a faixa etária de 16 a 64 anos.
Como bem sabemos, não é novidade para ninguém que o mensageiro da Meta é, nos dias de hoje, uma ferramenta vital de contato, seja para trabalho, negócios ou interações pessoais. Neste sentido, ser banido do WhatsApp pode impactar significativamente as atividades feitas no dia a dia.
Para evitar este tipo de problema ao utilizar o app, é de suma importância garantir a proteção dos dados e estar em conformidade com as diretrizes de privacidade. Do contrário, você pode ser bloqueado na plataforma. Nas próximas linhas, veja algumas ações que podem fazer o WhatsApp banir o seu número.
Atitudes que lhe impedirão de usar o WhatsApp
- 1. Diversos bloqueios em um curto espaço de tempo
Se o seu número for bloqueado por diversos usuários em um intervalo de 24 horas, o mensageiro pode, automaticamente, remover seu número do banco de dados. Entretanto, se isso acontecer, é possível recorrer, visto que a própria Meta oferece um meio para isso: entrando em contato com o suporte do WhatsApp. Ao fazer a solicitação, eles analisarão seu caso e, se concluírem que houve um engano ou que você não violou as políticas de privacidade da plataforma, sua conta poderá ser recuperada.
- 2. não manter a conta ativa
É fundamental manter a sua conta ativa na plataforma. O WhatsApp considera uma conta inativa se o usuário não utilizar o app por mais de 120 dias, o que pode resultar no banimento do número. Antes de tomar essa medida, o aplicativo notifica o usuário sobre a possibilidade de banimento, permitindo que a pessoa tome medidas para evitar a exclusão da conta.
- 3. Utilizar versões alternativas do app
Baixar e usar versões não oficiais do WhatsApp pode causar sérios problemas, incluindo o banimento definitivo da sua conta. Isso ocorre porque esses aplicativos utilizam o código-fonte da plataforma de forma não autorizada.
- 4. Mensagens de spam
O envio de mensagens indesejadas é um grande problema para o WhatsApp, pois muitos golpes, vírus e ações maliciosas se aproveitam do mensageiro para disseminar conteúdo em massa. Para combater isso, a plataforma permite que os usuários denunciem remetentes de spam. Quando um número recebe uma quantidade significativa de denúncias, a plataforma pode tomar a medida de bani-lo do app.
- 5. Propagação de fake news
Devido à disseminação crescente de notícias falsas no WhatsApp, a plataforma teve que adotar medidas para combater a propagação das fake news. Para isso, a punição para a disseminação de informações inverídicas é o bloqueio do número após denúncias de outros usuários.
- 6. Criar conta sem autenticação
A orientação dada pela Meta é não tentar criar contas sem a devida autenticação, pois a falta de confirmação pela gigante da tecnologia pode resultar no banimento automático do seu número no app. Isso acontece porque a política interna da empresa exige a confirmação do contato para qualquer inscrição em suas redes sociais, como o Facebook, Instagram e próprio WhatsApp.
- 7. Veiculação de conteúdo inadequado
Envio de mensagens com ofensas, difamação, linguagem obscena, ameaças, assédio, discursos de ódio, ou outros comportamentos inapropriados, podem levar ao banimento do usuário. Lembrando que o WhatsApp possui políticas claras que proíbem tais condutas, sendo fundamental evitar qualquer comunicação com esse tom nas mensagens.