Desde a última segunda-feira (24), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem realizado os pagamentos referentes a este mês de junho para aposentados e pensionistas que recebem benefícios de até um salário mínimo (R$ 1.412, em 2024). Portanto, é de suma importância ficar atento ao calendário para não acabar perdendo o montante.
Como de costume, os primeiros a receber o dinheiro foram os segurados com o Número de Identificação Social (NIS) com final 1, visto que a ordem dos pagamentos é baseada no último dígito do documento. Ou seja, nesta terça-feira (25), é a vez dos beneficiários com o NIS terminado em 2 — veja o cronograma completo mais abaixo.
Antes de entrarmos em detalhes, vale informar que, na segunda-feira (24), os aposentados e pensionistas do INSS que residem no Rio Grande do Sul (RS), e que foram afetados pelas fortes chuvas que inundaram o Estado, receberam os benefícios. Inclusive, ao que tudo indica, a prática seguirá em vigor até que a situação seja resolvida pelas autoridades brasileiras.
Calendário de pagamentos do INSS de junho
De acordo com a autarquia previdenciária, atualmente, 39,9 milhões de cidadãos são contemplados pelos benefícios. Dito isso, confira as datas:
- Beneficiários com NIS terminado em 1: depósito no dia 24 de junho (pago);
- Beneficiários com NIS terminado em 2: depósito no dia 25 de junho (pago hoje);
- Beneficiários com NIS terminado em 3: depósito no dia 26 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 4: depósito no dia 27 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 5: depósito no dia 28 de junho;
- Beneficiários com NIS terminado em 6: depósito no dia 1º de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 7: depósito no dia 2 de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 8: depósito no dia 3 de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 9: depósito no dia 4 de julho;
- Beneficiários com NIS terminado em 0: depósito no dia 5 de julho.
Consultando o benefício
Para saber quando vai receber neste mês de junho, os aposentados e pensionistas podem consultar os valores no portal oficial do Instituto ou no aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS). Para facilitar o acesso, confira um breve passo a passo:
- 1. Primeiro, acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
- 2. Na sequência, faça login na tela inicial;
- 3. Por fim, clique na opção “Extrato de pagamento” para ter acesso detalhado a todas as informações sobre o pagamento do benefício.
Consulta sem internet
Caso o beneficiário não possua acesso à internet, basta ligar para a Central 135. Ao fazer contato, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais para evitar fraudes. Vale destacar que o atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
É possível mudar a conta de depósito?
Como informado pelo INSS, os aposentados e pensionistas que precisarem transferir a conta de recebimento do benefício poderão fazer todo o processo diretamente pelo site ou app, não sendo preciso se deslocar até uma das agências da Previdência Social. Caso não tenha internet, a solicitação pode ser feita na Central 135.