Você certamente já teve o seu CPF solicitado por um atendente após realizar alguma compra no mercado ou em outro estabelecimento. O que muitos não sabem é que inserir a numeração do documento permite o consumidor participar de sorteios que prometem prêmios em dinheiro, além de lhe conceder vantagens fiscais.
Isso porque, atualmente, existem diversos programas criados justamente para trazer benefícios para os cidadãos que inserem o CPF na nota. Essas iniciativas têm como objetivo incentivar a inclusão dos brasileiros no sistema fiscal, oferecendo diversas vantagens para os consumidores. Saiba mais sobre o tema nas próximas linhas.
CPF na nota: quais são os principais benefícios?
Ao incluir o CPF na nota fiscal, os consumidores podem obter descontos no pagamento de impostos, receber cashback de tributos ou até mesmo concorrer a sorteios milionários. Esses programas são promovidos para incentivar a inclusão do documento na nota e assegurar a arrecadação de tributos pelos governos estaduais.
Ao incentivar a população a adotar a prática, os governos locais fomentam o pedido do documento fiscal, crucial para a arrecadação de impostos. Sendo assim, diversas vantagens são liberadas para os cidadãos brasileiros. Dito isso, a seguir, confira os benefícios disponíveis para quem inclui o CPF na nota:
- 1. Recebimento de parte dos impostos pagos com as compras: ao colocar o CPF na nota, o cidadão pode receber de volta parte dos impostos pagos com as compras. Essa devolução costuma ser realizada em formato de cashback;
- 2. Resgate do dinheiro por meio de transferências bancárias: o dinheiro disponível pode ser resgatado por meio de transferências bancárias para o CPF cadastrado. Isso facilita o acesso aos recursos obtidos com as compras;
- 3. Participação em sorteios milionários: em alguns programas, como o Nota Fiscal Paulista, também é possível participar de sorteios milionários. A iniciativa realiza os sorteios entre os consumidores cadastrados no programa. Ao realizar R$ 100 em compras, o cliente ganha um número de cupom que fará parte do sorteio;
- 4. Uso dos créditos acumulados para garantir descontos no pagamento de impostos: os programas disponibilizam a opção de abatimento no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por exemplo. Os créditos podem ser transferidos entre os mesmos moradores de uma residência, garantindo um maior desconto no pagamento dos impostos.
Como desfrutar ao máximo da iniciativa fiscal?
Para aproveitar os benefícios, é de suma importância que o cidadão esteja cadastrado no programa de nota fiscal do seu Estado. Isso porque cada Unidade Federativa (UF) possui suas próprias normas e vantagens. Logo, é fundamental ficar atento às particularidades de cada um.
Além disso, os consumidores devem sempre solicitar a inclusão do CPF na nota fiscal no momento da compra. Essa prática, além de trazer uma vasta gama de benefícios, contribui para a fiscalização e arrecadação de impostos, ajudando no combate à sonegação fiscal.
Como podemos observar, incluir o CPF na nota fiscal é uma prática simples que pode trazer diversos benefícios para os consumidores. Além de conseguir vantagens financeiras, a prática contribui para a arrecadação de impostos e o combate à sonegação fiscal, beneficiando a todos que fazem parte de uma mesma região.