O município de Gavião Peixoto, localizado no interior de São Paulo (SP), é considerado a melhor cidade para se viver em terras brasileiras. Pelo menos é isso que aponta o levantamento realizado pelo Índice de Progresso Social (IPS) de 2024. Vale destacar que esta foi a primeira vez que a metodologia de pesquisa foi aplicada no país.
De acordo com o IPS, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita (por pessoa) dos habitantes da cidade foi de aproximadamente R$ 253.685,57, levando em consideração o Censo 2022, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No ano em questão, o número de munícipes registrados foi de 4.792 pessoas.
Vale mencionar que em um ponto da pesquisa, onde foi usada uma pontuação de 0 a 100, sendo que quanto mais perto de 100, melhor, o IPS destaca que Gavião Peixoto tem nota 59,16 quando considerados os índices de acesso à saúde e bem-estar.
Inclusive, a pontuação aumenta para 82,66 se levar em conta o acesso à nutrição e cuidados médicos básicos, e para 89,22 quando destacado o acesso à água e saneamento básico. No que diz respeito à expectativa de vida, alcançou nota 74,14.
Além disso, quando o assunto é habitação, a cidade obteve pontuação 97,20 em relação ao acesso à moradia. Na educação, a nota foi de 81,62 em relação às pessoas que têm acesso ao conhecimento básico e de 67,73% quando considerada a educação superior. Confira:
Balanço geral
A pontuação foi de 77,10 quando destacamos os morados que têm acesso à informação e comunicação Na questão social, a nota foi de 32,52 no acesso a programas como direitos humanos e direitos de minorias, além de atendimento à demanda de Justiça; e de 69,81% à áreas como cultura, lazer e esporte, praças, e parques em áreas urbanas.
Na área de inclusão social, outros 85,74 foram atribuídos. Por último, de acordo com o IPS, a pontuação é de 73,79 em relação à população que tem acesso à qualidade do meio ambiente — este dado inclui áreas verdes urbanas, por exemplo.
Vale mencionar que o decreto de criação de Gavião Peixoto foi assinado no dia 12 de janeiro de 1907. Atualmente, o município localizado a 300 quilômetros de São Paulo, conta com 243,766 km².
Curiosidades sobre Gavião Peixoto
Desde 2001, a cidade abriga uma unidade da Empresa Brasileira de Aviação (Embraer). Como informado pela companhia, Gavião Peixoto foi “escolhido a dedo” para receber a filial. Um dos principais motivos, ainda segundo a empresa, é o fato do local ser favorável topograficamente, visto que tem solo firme, ideal para a construção civil.
A título de curiosidade, a pista do município é a 4º maior do planeta, sendo a mais robusta do continente americano e de todo hemisfério sul. Ao todo, são 4967 metros de comprimento.
No ranking global, ela perde para as pistas do Aeroporto de Qamdo Bangda, na China, que tem 5.500 metros. E para as do Aeroporto Ramenskoye, com 5.403 metros, e do Aeroporto Ulyanovsk Vostochny, com 5.000 metros — ambos na Rússia.
Ainda segundo a Embraer, mais de 2.800 funcionários fazem parte do corpo empregatício da unidade localizada em Gavião Peixoto. Ou seja, ultrapassa 50% dos 4.702 habitantes da cidade. Além disso, por lá são fabricados o KC-390, o Super Tucano e os Praetors 500 e 600. A companhia também presta serviços aeronáuticos e é encarregada pela modernização dos caças F5, AF-1 e A1-M.