sábado, maio 10, 2025
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Equipe
  • Sobre
Canal Consulta Pública
  • Home
  • Notícias
    • Dicas e Curiosidades
    • FGTS
    • INSS
  • Bolsa Família
  • Finanças
  • Tecnologia
  • Educação
  • Economia
  • Contato
    • Sobre – Quem Somos
    • Equipe
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Canal Consulta Pública

Congresso analisa vetos e crédito para pagar Bolsa Família e reajuste de servidores

Karoline Simões Por Karoline Simões
18/04/2023
Em Bolsa Família
0

O Congresso Nacional deve se reunir nesta terça-feira (18) para discutir 26 vetos presidenciais. Desses, sete foram aplicados pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto os outros 19 foram aplicados pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) entre 2019 e 2022.

Além disso, devem ser analisados os projetos de crédito no Orçamento – inclusive para o pagamento do programa Bolsa Família – e a autorização do reajuste para os servidores públicos. A reunião, que foi marcada para o meio-dia, marca o retorno da primeira sessão conjunta de votações do Senado e da Câmara dos Deputados.

O primeiro veto a ser analisado leva em consideração as mudanças na Lei dos Crimes contra o Estado Democrático de Direito e está em destaque justamente pelo ataque golpista às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro deste ano.

O Veto 46/21 foi aplicado pelo ex-presidente e impediu a tipificação de crimes de comunicação enganosa em massa, como a disseminação das fake news, com pena de até cinco anos de reclusão. Esse veto também revogou a antiga Lei de Segurança Nacional, que foi criada durante a ditadura militar. O inciso tinha o objetivo de aumentar a pena para militares envolvidos em crimes contra o Estado Democrático de Direito.

Veto da Enfermagem

Outro veto que deve ser analisado nesta terça-feira é o 43/22, que tem como foco o piso salarial da Enfermagem. O veto vai contra a Lei 14.434/22, que estabeleceu um piso salarial nacional para profissionais da Enfermagem, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. O ex-presidente vetou a correção anual do piso salarial baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Veto das Mulheres

O veto 52/22 vai contra a Lei 14.457 e cancela dispositivos em cima do Programa Emprega + Mulheres. O programa prevê regras flexíveis de trabalho e férias para as mulheres, além disso, busca estimular a ascensão profissional e a paridade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função em determinada empresa. O ex-presidente Bolsonaro vetou o trecho que previa a possibilidade de formalizar algumas medidas por meio de um acordo individual, ficando autorizada apenas a formalização de acordos coletivos.

Veto das dívidas do Fies

Mais um veto que deve ser revisto hoje pelos senadores e deputados é o 33/22, oposto à Lei 14.375/22, que permitiu um abatimento de quase 100% das dívidas de estudantes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Ao que tudo indica, o trecho a ser analisado estabelecia que descontos concedidos no Programa Especial de Regularização Tributária não seriam computados de acordo com a base de cálculo do Imposto de Renda, da CSLL, do PIS/Pasep e da Cofins. Na prática, o veto do ex-presidente, que alegou inconstitucionalidade, impede a ampliação do limite para outros descontos nesses tributos.

Veto das Ferrovias

Também deve ser pautado nesta reunião o Veto 67/21, oposto à parte do marco legal das ferrovias, Lei 14.273/21, que trouxe novos instrumentos de exploração das ferrovias brasileiras pelo setor das empresas privadas. O governo anterior vetou exigências documentais que foram consideradas não essenciais. Esse veto já foi revisto e mantido pelo Congresso Nacional, que teve um intervalo de 90 dias para a entrada em vigor da lei. Com isso, ela passou a valer de forma imediata após a sua sanção.

Vetos ao Orçamento

Esse é um dos vetos aplicados pelo atual presidente Lula. O Veto 5/23, oposto à Lei Orçamentária Anual (LOA), Lei nº 14.535/23, foi criado neste ano. Os pontos que foram vetados da lei previam a identificação de recursos obtidos pela Emenda Constitucional 126, também conhecida como PEC da Transição.

De acordo com o presidente, o veto à identificação tem como objetivo facilitar a aplicação do dinheiro. Isso porque acredita-se que o texto, aprovado por senadores e deputados, causaria “aumento de rigidez e de ineficiência do processo de alocação orçamentária”.

Esses foram apenas seis dos 26 vetos que serão analisados ainda hoje. Para saber mais informações, basta acessar a Agência da Câmara dos Deputados.

Tags: Bolsa FamíliaLeispolíticavetos
Post anterior

GRANDE PRESENTE! Excelente notícia para os grupos que vão receber o BOLSA FAMÍLIA

Próximo post

Bolsa Família: Confira lista de famílias que receberão o maior valor médio

Próximo post
Bolsa Família: Confira lista de famílias que receberão o maior valor médio

Bolsa Família: Confira lista de famílias que receberão o maior valor médio

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADO

Atenção trabalhadores! Pagamento de abono pelo Caixa Tem este mês

Atenção trabalhadores! Pagamento de abono pelo Caixa Tem este mês

2 anos Atrás
bolsa familia 2023 saiba como solicitar e quem tem direito 63ea5394c8a95 1024x683 2

Mais de 80 mil famílias serão contempladas com o novo Bolsa Família

11 meses Atrás

Abono Salarial 2024: saiba como sacar seu PIS/PASEP ano-base 2022

11 meses Atrás
trbr9995

Todos os brasileiros com esta carteirinha precisam saber de novidade

9 meses Atrás

EDITORIAS

  • Bolsa Família
  • Cadastro Único
  • Concursos e Seletivas
  • Dicas e Curiosidades
  • Economia
  • Educação
  • Famosos
  • FGTS
  • Finanças
  • INSS
  • Loterias Caixa
  • Mundo
  • Notícias
  • Off
  • Saúde
  • Tecnologia

ASSUNTOS RECENTES

antecipação Anvisa aposentadoria argentina assistência social aumento auxilio brasil auxílio gás benefício benefícios Bloqueio Bolsa Família Calendário conclave concurso público declaração descontos indevidos dinheiro Direitos dos Trabalhadores economia brasileira ensino médio feriados fraude igreja católica Imposto de Renda inflação INSS inteligência artificial investimentos juros Justiça Social MEI pagamento papa papa francisco pensionistas pobreza privacidade saúde saúde pública segurança Segurança Alimentar transferência de renda VAGAS vaticano

Canal Consulta Pública

O Canal Consulta Pública é referência na apuração jornalística de programas sociais, Bolsa Família, Cadastro Único, INSS e finanças pessoais para brasileiros.

Leia agora!

  • Plantas que atraem boas energias para sua: Como escolher e cuidar
  • Vacina contra a Herpes-Zóster atua na redução de riscos cardiovasculares; quem pode tomar?
  • São Paulo é a capital com cesta básica mais cara do Brasil; mais 14 capitais tiveram aumento no produto

Editorias

  • Bolsa Família
  • Cadastro Único
  • Concursos e Seletivas
  • Dicas e Curiosidades
  • Economia
  • Educação
  • Famosos
  • FGTS
  • Finanças
  • INSS
  • Loterias Caixa
  • Mundo
  • Notícias
  • Off
  • Saúde
  • Tecnologia

Notícias recentes

Plantas que atraem boas energias para sua: Como escolher e cuidar

Plantas que atraem boas energias para sua: Como escolher e cuidar

10/05/2025
Vacina Herpes-Zóster atua na redução de riscos cardiovasculares; quem pode tomar?

Vacina contra a Herpes-Zóster atua na redução de riscos cardiovasculares; quem pode tomar?

09/05/2025
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Equipe
  • Sobre

© 2024 Consulta Pública - Projeto criado e administrado pela Caprara Network.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
    • Dicas e Curiosidades
    • FGTS
    • INSS
  • Bolsa Família
  • Finanças
  • Tecnologia
  • Educação
  • Economia
  • Contato
    • Sobre – Quem Somos
    • Equipe
    • Política de Privacidade

© 2024 Consulta Pública - Projeto criado e administrado pela Caprara Network.