O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 traz uma novidade: a possibilidade de utilizar as notas para obter a certificação de conclusão do ensino médio.
Essa opção, que não estava disponível desde 2017, foi anunciada pelo ministro da educação, Camilo Santana, e está oficializada no edital do exame deste ano. Os participantes interessados em obter a certificação devem manifestar essa intenção no momento da inscrição.
A informação sobre a solicitação de certificação estará presente no Cartão de Confirmação da Inscrição do Enem 2025. As Instituições Certificadoras, responsáveis por emitir os certificados, serão divulgadas pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Como funciona a certificação pelo Enem 2025?
Para aqueles que desejam obter o certificado de conclusão do ensino médio através do Enem 2025, é necessário atender a alguns critérios específicos.
Primeiramente, o candidato deve ter 18 anos ou mais até o primeiro dia de prova. Além disso, é preciso alcançar um mínimo de 450 pontos em cada área de conhecimento do exame e 500 pontos na redação.
Esses requisitos visam garantir que os participantes possuam um nível adequado de conhecimento e habilidades, equivalente ao esperado de um concluinte do ensino médio. O edital do Enem 2025 contém mais detalhes sobre o processo de certificação e pode ser consultado para informações adicionais.
Datas e composição das provas do Enem 2025
As inscrições para o Enem 2025 estão abertas de 26 de maio a 6 de junho. As provas serão realizadas em duas datas principais: 9 e 16 de novembro. No entanto, para as cidades do Pará que sediarão a COP 30, como Belém, Ananindeua e Marituba, as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro.
O exame é composto por 180 questões e uma redação dissertativo-argumentativa. No primeiro dia, os candidatos enfrentarão a redação, além de 45 questões de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. No segundo dia, serão 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.