Como bem sabemos, o WhatsApp é a plataforma de mensagens mais utilizada no planeta, sendo muito popular em terras brasileiras, visto que o aplicativo (disponível para Android e iOS) tem a função de manter a comunicação entre diferentes pessoas, sejam familiares, amigos ou colegas de trabalho, que precisam trocar informações instantaneamente.
Além da sua função primária, o mensageiro administrado pela Meta, responsável por Facebook e Instagram, pode ser muito útil para conversas entre entes queridos, tendo em mente que é possível enviar fotos, vídeos, áudios, criar figurinhas, enviar mensagens temporárias, publicação de histórias e até a criação de enquetes dentro de chats em grupo.
Traduzindo mensagens
Para manter tudo em ordem, o app recebe atualizações constantes, que melhoram a experiência dos usuários, principalmente em termos de segurança e outros serviços úteis para comunicações mais formais. Neste sentido, uma das ferramentas do WhatsApp é a transcrição de mensagens de voz, que permite obter um texto escrito do conteúdo de um áudio, sendo extremamente útil em ambientes barulhentos onde é difícil ouvir o que a outra pessoa está falando.
A gigante da tecnologia vem trabalhando para aperfeiçoar a funcionalidade e, consequentemente, aprimorar a experiência dos usuários. Segundo o WaBetaInfo, portal especializado no WhatsApp, agora seria possível traduzir notas de voz com essa opção, eliminando a necessidade de apps de terceiros para identificar o conteúdo das mensagens.
Com isso, a função poderia funcionar como um tradutor em tempo real. Por exemplo: caso receba uma mensagem de voz em um idioma do qual não domina, o WhatsApp poderá transcrevê-lo para a língua que você utiliza. Ainda segundo o portal, a funcionalidade será capaz de identificar o idioma da mensagem de voz para transcrevê-la inicialmente nos idiomas disponíveis, são eles:
- 1. Inglês;
- 2. Espanhol;
- 3. Português;
- 4. Russo;
- 5. Hindi.
Vale destacar que, por enquanto, a ferramenta está disponível apenas na versão beta, número 2.24.13.8 para dispositivos móveis Android. Em outras palavras, isso significa que a função segue em fase de teste e pode não estar habilitada para todos os aparelhos até a próxima atualização.
Mídias em HD
Você certamente já ficou frustrado ao enviar alguma foto ou vídeo e perceber que a qualidade dessas mídias foi diminuída pela plataforma, deixando o registro original “pixelado” e com uma qualidade baixa. Porém, para alegria de muitos, o WhatsApp finalmente resolveu esse problema.
Após um longo período de espera, os usuários do WhatsApp agora podem enviar fotos e vídeos em HD por padrão. No entanto, o upload ficará mais lento, tendo em vista que as mídias podem ser até seis vezes mais pesadas, além de consumir boa parte dos dados móveis, caso o compartilhamento não seja feito via Wi-Fi. Todavia, confira o passo a passo de como habilitar a função:
- 1. Com o WhatsApp aberto em seu smartphone, vá até a seção de configurações e acesse a guia “Armazenamento e dados“;
- 2. Em seguida, entre na aba “Qualidade da mídia“, e escolha a opção “Alta definição“;
- 3. Agora, basta salvar as alterações para o formato HD se tornar padrão na hora do envio de fotos e vídeos.