Seu CPF pode estar sendo usado ilegalmente em celular pré-pago
Saiba como se proteger dos golpes dessa natureza
Chega a ser desesperador imaginar que um desconhecido esteja usando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) sem o nosso consentimento, adquirindo diversas coisas por baixo dos panos, como um celular pré-pago. Infelizmente, essa é uma realidade para muitos, visto que os vazamentos de dados pessoais no mundo digital permitem que criminosos se aproveitem dessas informações para aplicarem golpes.
Inclusive, uma das práticas mais comuns envolve a utilização de chips de telefone pré-pagos validados com CPFs vazados. Para evitar o aumento no número de vítimas, as empresas do setor de telecomunicações adotaram uma série de medidas protetivas. A seguir, veja como se manter seguro e evitar grandes problemas.
Combate à prática
Devido ao número elevado de vazamentos, as companhias de telefonia que operam em solo brasileiro passaram a ajudar os consumidores a identificar onde seus dados estão sendo utilizados de forma indevida por terceiros, em um procedimento que leva poucos minutos e é totalmente gratuito. Por meio do site Consulta Pré-Cadastro, é possível verificar se há linhas pré-pagas ativadas apenas com o CPF do usuário das prestadoras como:
- 1. Alagar;
- 2. Claro;
- 3. Sercomtel;
- 4. TIM;
- 5. Vivo.
Caso seja encontrada alguma linha ativada de maneira indevida, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) orienta o consumidor a entrar em contato com a operadora da qual é cliente e solicitar o cancelamento ou desvinculação do número.
Dicas: 5 formas de evitar fraudes no seu CPF
A seguir, listamos alguns cuidados importantes para que você evite a dor de cabeça de ter o seu CPF usado por terceiros. Confira:
- 1. Mantenha seus documentos por perto
Sempre que estiver no caixa de uma loja, não permita que levem seus documentos para longe de você. Em algumas situações, os atendentes podem pedir para conferir seus documentos, mas não deixe que eles sejam levados para longe da sua vista.
- 2. Atente-se aos testes online
Eles são muito populares, principalmente nas redes sociais. Parecem engraçados e, muitas vezes, viralizam entre nossos amigos. A questão é que muitos desses testes, na verdade, são iscas para ter acesso a seus dados. Logo, fique de olho e não ceda à tentação de fazer todo teste que aparecer na internet.
- 3. Cuidado com os e-commerce
Antes de fazer qualquer compra online, cheque a confiabilidade do portal em que está navegando. Neste sentido, sempre pesquise sobre a reputação da loja e procure entrar no site direto. Links com redirecionamentos podem te encaminhar para sites corrompidos e que roubam dados.
- 4. Atenção na hora do descarte de cartões, documentos e contas
Ao jogar contas antigas no lixo, cartões vencidos, documentos velhos, entre outros, rasgue tudo e picote o que for possível. Nunca jogue suas contas no lixo sem rasgá-las em muitos pedaços. Isso evita que o papel caia nas mãos erradas.
- 5. Cuidado com e-mails de alerta
Sempre confira quem é o remetente do e-mail e entre em contato com a empresa imediatamente. Algumas companhias podem enviar a cobrança, mas o remetente tem que ser o divulgado oficialmente pela instituição.