Veja como você pode ser uma das 3 mil pessoas a ganhar CNH gratuita
Saiba como conseguir o documento sem pagar nada por ele nas próximas linhas
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou na semana passada a segunda etapa do programa Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social 2024. Esta iniciativa do Governo do Estado, conduzida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), oferece a oportunidade de obter a carteira de motorista gratuitamente, especialmente para os capixabas que vivem em situação de vulnerabilidade econômica. Em linha gerais, o projeto tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado de trabalho para essa parcela da população brasileira.
Vale destacar que as inscrições foram iniciadas ao meio-dia do dia 10 de setembro deste ano e permanecem abertas até as 23h59 do dia 29 de setembro de 2024. Os interessados na oportunidade de obter o documento devem se inscrever exclusivamente pelo portal oficial do Detran-ES. O período para efetuar o registro e participar da iniciativa, estendido para 20 dias, busca permitir que mais pessoas possam desfrutar da novidade. Outro ponto importante é que as categorias à disposição incluem Primeira Habilitação (A ou B), Adição de Categoria (A ou B) e Mudança de Categoria (D ou E).
Limite de vagas é de 3.000
Desde a sua criação, o programa CNH Social já emitiu mais de 57 mil carteiras de motorista 100% gratuitas. Para 2024, a expectativa é ultrapassar a marca de 60 mil emissões. O programa desempenha um papel de suma importância na criação de novas oportunidades profissionais para os capixabas, pois ter uma CNH costuma ser exigido em algumas vagas. Ou seja, apesar do documento não ser uma garantia de emprego, ele é um requisito importante em muitos processos seletivos, especialmente em cargos que envolvem direção.
No que diz respeito à lista dos aprovados, ela será publicada no site do Detran-ES no dia 14 de outubro de 2024, às 12h — portanto, fique atento para não acabar perdendo a sua convocação. Cabe mencionar que o programa reserva 5% das vagas para Pessoas com Deficiência (PCD) e 13% para egressos do sistema prisional, em parceria com a Secretaria da Justiça (Sejus). Ou seja, trata-se de uma iniciativa inclusiva, permitindo que qualquer capixaba tenha a oportunidade de obter a tão sonhada CNH.
Processo de inscrição
Os interessados devem acessar o site do Detran-ES, clicar no banner do programa “CNH Social“, preenchendo suas informações pessoais conforme o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Inclusive, podem se inscrever para Primeira Habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), Adição de Categoria e Mudança de Categoria.
A seleção é feita de forma automatizada e baseada exclusivamente nas informações passadas pelo interessado no CadÚnico. Sendo assim, é fundamental que os dados estejam atualizados e corretos, pois qualquer discrepância pode resultar na desclassificação da inscrição.
Principais benefícios do CNH Social
Os selecionados no programa CNH Social não têm custos em nenhuma etapa do processo de habilitação, tendo em mente que a iniciativa é voltada para capixabas de baixa renda que não possuem os meios financeiros necessários para arcar com o processo. Dito, abaixo, confira os benefícios prometidos no projeto:
- 1. Captura biométrica;
- 2. Exames médicos e psicológicos;
- 3. Exame toxicológico (para categorias D ou E);
- 4. 20 aulas teóricas e práticas;
- 5. 15 aulas práticas para adição de categoria A ou B;
- 6. Três tentativas de prova (teórica ou prática);
- 7. Duas aulas extras em caso de reprovação na prova prática, se aprovado na teórica.