Em 2019, uma baleia beluga foi vista na costa da Noruega usando uma fita parecida a um cabresto de cavalo, levando suspeitas de que o animal poderia ter sido treinado pelos russos como um espião. Curiosamente, no dia 28 de abril de 2024, a mesma baleia reapareceu na costa da Suécia, país que está em processo de se tornar membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Quando a baleia beluga foi avistada pela primeira vez em águas norueguesas, os biólogos marinhos da nação removeram o cabresto que ela usava. A fita continha um suporte para uma câmera de vídeo, além da inscrição “Equipment St. Petersburg” nos fechos plásticos. A partir daí, as autoridades locais sugeriram que o animal poderia ter escapado de um cativeiro e, talvez, tivesse sido treinado pelo governo russo, devido ao seu comportamento amigável com humanos.
Na época, os noruegueses apelidaram a baleia de Hvaldimir, fazendo um trocadilho com a palavra “baleia” em norueguês, “hval”, e “Vladimir”, que remete a nomes russos e do atual presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Hvaldimir é encontrada morta
A baleia beluga foi encontrada morta no último fim de semana na Baía de Risavika, na Noruega, conforme anunciado pela ONG Marine Mind. Outras informações sobre o óbito do animal não foram reveladas. Ainda de acordo com a organização, uma necrópsia será feita para determinar a causa da morte precoce.
Apesar das teorias envolvendo os russos, pouco tempo depois foi levantada a possibilidade de o animal, na verdade, ser uma baleia usada para terapia de crianças carentes na Rússia, segundo explicou o portal norueguês NRK.
Curiosidades sobre a espécie
A baleia-branca-do-ártico, conhecida como beluga, é um cetáceo que vive nas águas geladas dos oceanos ártico e subártico e costuma ser fonte de fascínio para os humanos. Sua coloração branca, inteligência e carisma despertam o interesse de turistas e pesquisadores do mundo todo que buscam uma chance de observá-las. A seguir, confira algumas informações curiosas sobre a espécie:
- 1. Seu nome científico é Delphinapterus leucas;
- 2. Na realidade, ela não é uma baleia, mas também não é um golfinho;
- 3. A beluga é a única espécie do gênero Delphinapterus e, junto ao narval (Monodon monoceros), forma a família Monodontidae;
- 4. As belugas possuem apenas um orifício respiratório;
- 5. Apesar de possuir dentes, elas não mastigam seus alimentos; em vez disso, engolem suas presas de uma vez só;
- 6. O período médio de gestação é entre 14 e 15 meses;
- 7. Os filhos são amamentados até os dois anos;
- 8. Elas só podem ter um filhote a cada três anos;
- 9. Elas não possuem barbatana dorsal, sendo apelidadas de “golfinho sem barbatana”;
- 10. Os filhotes nascem cinza escuro e pode levar até oito anos até que fiquem completamente brancos;
- 11. Elas não são nadadoras rápidas, pois viagem a uma velocidade média de 3 a 9 km/h, com rajadas curtas de velocidade de até 22 km/h;
- 12. Elas se alimentam com, aproximadamente, 27 kg de comida por dia.