sábado, maio 17, 2025
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Equipe
  • Sobre
Canal Consulta Pública
  • Home
  • Notícias
    • Dicas e Curiosidades
    • FGTS
    • INSS
  • Bolsa Família
  • Finanças
  • Tecnologia
  • Educação
  • Economia
  • Contato
    • Sobre – Quem Somos
    • Equipe
    • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos os resultados
Canal Consulta Pública

Por que baleia beluga encontrada morta foi acusada de ser ‘espiã russa’?

Bruno Gama Por Bruno Gama
03/09/2024
Em Notícias
0

Em 2019, uma baleia beluga foi vista na costa da Noruega usando uma fita parecida a um cabresto de cavalo, levando suspeitas de que o animal poderia ter sido treinado pelos russos como um espião. Curiosamente, no dia 28 de abril de 2024, a mesma baleia reapareceu na costa da Suécia, país que está em processo de se tornar membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Quando a baleia beluga foi avistada pela primeira vez em águas norueguesas, os biólogos marinhos da nação removeram o cabresto que ela usava. A fita continha um suporte para uma câmera de vídeo, além da inscrição “Equipment St. Petersburg” nos fechos plásticos. A partir daí, as autoridades locais sugeriram que o animal poderia ter escapado de um cativeiro e, talvez, tivesse sido treinado pelo governo russo, devido ao seu comportamento amigável com humanos.

Na época, os noruegueses apelidaram a baleia de Hvaldimir, fazendo um trocadilho com a palavra “baleia” em norueguês, “hval”, e “Vladimir”, que remete a nomes russos e do atual presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Hvaldimir é encontrada morta

A baleia beluga foi encontrada morta no último fim de semana na Baía de Risavika, na Noruega, conforme anunciado pela ONG Marine Mind. Outras informações sobre o óbito do animal não foram reveladas. Ainda de acordo com a organização, uma necrópsia será feita para determinar a causa da morte precoce.

Apesar das teorias envolvendo os russos, pouco tempo depois foi levantada a possibilidade de o animal, na verdade, ser uma baleia usada para terapia de crianças carentes na Rússia, segundo explicou o portal norueguês NRK.

Curiosidades sobre a espécie

A baleia-branca-do-ártico, conhecida como beluga, é um cetáceo que vive nas águas geladas dos oceanos ártico e subártico e costuma ser fonte de fascínio para os humanos. Sua coloração branca, inteligência e carisma despertam o interesse de turistas e pesquisadores do mundo todo que buscam uma chance de observá-las. A seguir, confira algumas informações curiosas sobre a espécie:

  • 1. Seu nome científico é Delphinapterus leucas;
  • 2. Na realidade, ela não é uma baleia, mas também não é um golfinho;
  • 3. A beluga é a única espécie do gênero Delphinapterus e, junto ao narval (Monodon monoceros), forma a família Monodontidae;
  • 4. As belugas possuem apenas um orifício respiratório;
  • 5. Apesar de possuir dentes, elas não mastigam seus alimentos; em vez disso, engolem suas presas de uma vez só;
  • 6. O período médio de gestação é entre 14 e 15 meses;
  • 7. Os filhos são amamentados até os dois anos;
  • 8. Elas só podem ter um filhote a cada três anos;
  • 9. Elas não possuem barbatana dorsal, sendo apelidadas de “golfinho sem barbatana”;
  • 10. Os filhotes nascem cinza escuro e pode levar até oito anos até que fiquem completamente brancos;
  • 11. Elas não são nadadoras rápidas, pois viagem a uma velocidade média de 3 a 9 km/h, com rajadas curtas de velocidade de até 22 km/h;
  • 12. Elas se alimentam com, aproximadamente, 27 kg de comida por dia.
Post anterior

Caso Boate Kiss: decisão sobre último condenado pela morte de 242 pessoas

Próximo post

Líder máximo do PCC, Marcola é dado como ‘sumido’ em penitenciária

Próximo post
Líder máximo do PCC, Marcola é dado como ‘sumido’ em penitenciária

Líder máximo do PCC, Marcola é dado como 'sumido' em penitenciária

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RECOMENDADO

real moeda dinheiro mcajr 2904223669

Idosos com 60 anos ou mais têm direito a solicitar benefícios importantes

8 meses Atrás
nota fiscal

Comunicado do governo sobre o CPF na nota fiscal em supermercados

11 meses Atrás
FGTS 6 2

FGTS: Seguro-desemprego é bloqueado por causa do saque-aniversário?

10 meses Atrás
receita regras imposto renda

Receita Federal libera 3º lote de restituição do Imposto de Renda

10 meses Atrás

EDITORIAS

  • Bolsa Família
  • Cadastro Único
  • Concursos e Seletivas
  • Dicas e Curiosidades
  • Economia
  • Educação
  • Famosos
  • FGTS
  • Finanças
  • INSS
  • Loterias Caixa
  • Mundo
  • Notícias
  • Off
  • Saúde
  • Tecnologia

ASSUNTOS RECENTES

antecipação Anvisa aposentadoria assistência social aumento auxilio brasil auxílio gás benefícios Benefícios Sociais Bloqueio Bolsa Família Brasil Calendário conclave concurso público cozinha declaração descontos indevidos Direitos dos Trabalhadores economia brasileira feriados FGTS fraude igreja católica Imposto de Renda inflação INSS investimentos Legislação Trabalhista MEI nutrição pagamento papa papa francisco pensionistas pix pobreza privacidade restituição saúde saúde pública segurança Segurança Alimentar VAGAS vaticano

Canal Consulta Pública

O Canal Consulta Pública é referência na apuração jornalística de programas sociais, Bolsa Família, Cadastro Único, INSS e finanças pessoais para brasileiros.

Leia agora!

  • Como funciona o ressarcimento de descontos indevidos do INSS para herdeiros de pessoas falecidas?
  • Exame caseiro de papanicolau que pode prevenir o câncer de colo de útero é aprovado
  • Saque de R$ 6,2 mil do FGTS está disponível para algumas cidades

Editorias

  • Bolsa Família
  • Cadastro Único
  • Concursos e Seletivas
  • Dicas e Curiosidades
  • Economia
  • Educação
  • Famosos
  • FGTS
  • Finanças
  • INSS
  • Loterias Caixa
  • Mundo
  • Notícias
  • Off
  • Saúde
  • Tecnologia

Notícias recentes

Como funciona o ressarcimento de descontos indevidos do INSS para herdeiros de pessoas falecidas?

Como funciona o ressarcimento de descontos indevidos do INSS para herdeiros de pessoas falecidas?

16/05/2025
Exame caseiro de papanicolau que previne o cancer de colo de útero é aprovado

Exame caseiro de papanicolau que pode prevenir o câncer de colo de útero é aprovado

16/05/2025
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Equipe
  • Sobre

© 2024 Consulta Pública - Projeto criado e administrado pela Caprara Network.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Notícias
    • Dicas e Curiosidades
    • FGTS
    • INSS
  • Bolsa Família
  • Finanças
  • Tecnologia
  • Educação
  • Economia
  • Contato
    • Sobre – Quem Somos
    • Equipe
    • Política de Privacidade

© 2024 Consulta Pública - Projeto criado e administrado pela Caprara Network.