Os jovens brasileiros têm direito a diversos benefícios que muitas vezes são pouco divulgados, ou não chegam ao conhecimento de quem é o público-alvo. Esses auxílios são oferecidos pelo Governo Federal.
Para ter acesso a eles é necessário observar os requisitos particulares dos programas, boa parte deles é destinado para os adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, caracterizados como de baixa renda.
Nestes casos é obrigatório estar devidamente registrado no Cadastro Único (CadÚnico). Os que ainda não estão inscritos ou não sabem se estão com os seus dados atualizados podem procurar um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo.
5 benefícios que adolescentes e jovens têm direito de solicitar
1. ID Jovem
A Identidade Jovem possibilita meia-entrada em eventos e ainda permite que os jovens tenham acesso a duas vagas gratuitas, ou com descontos de 50%, em passagens para viagens de transporte interestadual. Podem solicitar pessoas com idade entre 15 e 29 anos.
2. Passe Livre
Pessoas com deficiência (PCD) podem ter acesso gratuito a transportes coletivos interestaduais, seja por rodovia, ferrovia ou barco.
3. Auxílio Esporte Escolar
Têm direito jovens entre 12 e 17 anos incompletos, integrantes de famílias que recebem o Bolsa Família, e que estão dedicados aos esportes na escola.
4. Trabalho em regime especial
A Lei da Aprendizagem garante aos jovens o direito de receber o salário mínimo quando passam a integrar o mercado de trabalho.
5. Casa Verde e Amarela
Se tiverem a partir de 18 anos também podem ter acesso ao programa Casa Verde e Amarela, desde que possuam renda familiar mensal de no máximo R$ 7 mil, para financiamento imobiliário.